2º Simpósio de Medicina de Precisão reunirá especialistas em Guarapuava para debater ciência, inovação e saúde

Evento será realizado entre quarta (24) e sexta-feira (26), no Centro de Eventos Cidade dos Lagos

23/09/2025 12H50

Imagem ilustrativa

Entre esta quarta e sexta (de 24 a 26 de setembro), Guarapuava sediará o 2º Simpósio de Medicina de Precisão do Vale do Genoma, um encontro que busca integrar ciência, inovação e cuidado em saúde. O evento reunirá cerca de 300 participantes no Centro de Eventos Cidade dos Lagos, com público formado por médicos, professores, pesquisadores, profissionais da saúde, acadêmicos e gestores públicos. O evento é uma realização da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e do Instituto para Pesquisa do Câncer de Guarapuava (Ipec), com apoio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná e da Fundação Araucária.

O objetivo é promover discussões sobre os avanços da medicina personalizada no Brasil, conectando áreas como genômica, inteligência artificial, big data, oncologia, cardiologia, doenças raras e vacinas de RNA.

PALESTRANTES CONFIRMADOS

- Dra. Adriana Bastos Carvalho – Professora do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ, com pós-doutorado em Harvard e na Universidade de Toronto. Atua na área de genômica de doenças cardiovasculares, coordena a Rede Nacional de Genômica Cardiovascular e o Centro Âncora do RJ no Projeto Genomas SUS. É membro afiliada da Academia Brasileira de Ciências.

- Dra. Adriana Paes Leme – Pesquisadora sênior do LNBio/CNPEM. Realizou pósdoutorado no Instituto Butantan e na University of Virginia (EUA). Especialista em espectrometria de massas, dedica-se à proteômica aplicada ao câncer de cabeça e pescoço. Representa as Américas no Conselho da HUPO e integra redes internacionais em biotecnologia e medicina personalizada.

- Prof. Dr. André Carlos Ponce de Leon – Professor titular e diretor do ICMC/USP. É referência internacional em inteligência artificial, aprendizado de máquina e ciência de dados aplicados à saúde. Coordena a Rede IARA e atua em comitês como ART-AI (Reino Unido), AI4GH (Canadá) e INGS-SA (ONU). Membro da Academia Brasileira de Ciências, com livros e trabalhos premiados.

- Prof. Dr. Elvis Valera – Professor da FMRP/USP e coordenador do Departamento de Atenção Integral à Criança e Adolescente. Pós-doutor pela McGill University (Canadá), especialista em oncologia e hematologia pediátrica. Coordena o Comitê de Medicina de Precisão da SOBOPE e representa o Brasil na Sociedade Internacional de Oncologia Pediátrica.

- Profa. Dra. Angélica Beate Winter Boldt – Professora do Departamento de Genética da UFPR, doutora pela Universidade de Tübingen (Alemanha). Coordena projetos genéticoepidemiológicos como Mennogen, MedEpiGen e MicroBioGen, voltados para a aplicação da Medicina 4P na prevenção de doenças complexas. Atua em análises (epi)genômicas e identificação de variantes genéticas.

- Dr. Leandro Machado Colli – Professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP e chefe da Oncologia Clínica do HCFMRP-USP. Realizou pós-doutorado no National Cancer Institute (EUA). Atua em oncologia molecular e genética do câncer, com foco em imunoterapia e tumores geniturinários. Coordena o Projeto Genomas SUS e recebeu o prêmio Royal Society–Newton Advanced Fellowship.

- Dra. Luciane Cavalli – Professora titular do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe e professora adjunta da Georgetown University (EUA). Atua no Lombardi Comprehensive Cancer Center em pesquisas sobre instabilidade genômica, câncer de mama triplonegativo, tumores pediátricos e epigenética. Coordena colaborações internacionais com instituições como NIH, FAPESP e Fundação Araucária.

- Dr. Mauro César Cafundó de Moraes – Pós-doutorando no Instituto Pasteur de São Paulo/USP. Pesquisa transcriptômica espacial, inteligência artificial aplicada à saúde e diagnóstico digital. Desenvolve métodos computacionais para análise de bioimagens, com foco em câncer e doenças tropicais, integrando biologia celular e visão computacional.

- Dra. Tatiana Natasha Toporcov – Professora da Faculdade de Saúde Pública da USP. Coordena o Laboratório de Epidemiologia e Políticas Públicas em Câncer. Atua em estudos multicêntricos sobre fatores de risco, prognóstico e desigualdades em saúde, com destaque para as trajetórias de pacientes oncológicos no SUS.

- Dra. Patrícia Cristina das Costas Neves – Gerente da Plataforma RNA da OPAS/OMS em Bio-Manguinhos/Fiocruz. Lidera o primeiro hub latino-americano de vacinas de RNA. Biomédica, doutora pela Fiocruz, com experiência internacional na UW-Madison (EUA). Atua há mais de 18 anos em imunologia e biofármacos. Recebeu os prêmios Mulheres na Ciência e Altruism Award.

A programação do simpósio será distribuída em três dias de atividades, entre palestras, mesas-redondas e apresentação de trabalhos científicos, com a presença de especialistas de destaque nacional e internacional.

- 24 de setembro (quarta-feira) A abertura oficial será às 19h, com o Dr. David Livingstone Alves Figueiredo. Na sequência, a Profª. Dra. Adriana Carvalho apresenta a palestra “Genomas SUS: pesquisa em rede para avançar a integração da genômica no SUS”. Encerrando a noite, a Profª. Dra. Tatiana Natasha Toporcov fala sobre “Equidade e Saúde Pública de Precisão”.

- 25 de setembro (quinta-feira) A programação do segundo dia começará às 8h30, com a Profª. Dra. Adriana Paes Leme, abordando proteômica e câncer bucal. Em seguida, o Dr. Mauro César Cafundó de Moraes apresenta as aplicações da inteligência artificial na medicina de precisão. Após o coffee break, o tema segue com o Prof. Dr. André Carlos Ponce de Leon, que discute os impactos da IA na saúde.

À tarde, a Dra. Rafaela De Cesare Parmezan Toledo fala sobre “Genomas Brasil e Saúde de Precisão”, seguida do Prof. Dr. Robson Parmezan Bonidia, que apresenta o “Projeto Sabiá – Saúde Avançada com Big Data e IA”. Na sequência, o Prof. Dr. Elvis Valera aborda a medicina de precisão em oncologia pediátrica. Depois do intervalo, a Profª. Dra. Luciane Cavalli fala sobre pesquisa translacional em oncologia pediátrica. O dia ainda conta com a participação da Illumina Brasil, apresentando produtos de biotecnologia.

- 26 de setembro (sexta-feira) O último dia será aberto pela Dra. Patrícia Cristina das Costas Neves, que falará sobre a implantação da plataforma RNA na Fiocruz e os avanços em vacinas e terapias no Brasil. Em seguida, a Profª. Dra. Adriana Bastos Carvalho apresenta palestra sobre arquitetura genética de doenças cardiovasculares hereditárias. Após o coffee break, a Profª. Dra. Angélica Beate Winter Boldt encerra o ciclo de palestras com o tema “Doenças raras em populações isoladas – o caso dos menonitas”.

PÚBLICO

As inscrições para estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais da saúde se encerraram em agosto. Os interessados também puderam submeter trabalhos científicos, que serão apresentados ao longo da programação. A lista dos trabalhos aprovados pode ser conferida no link: https://simposioipec.com.br/wp-content/uploads/2025/09/Resumos-aprovados_.pdf

(Com assessoria)

Deixe seu comentário:

Veja Mais