71% dos consumidores pretendem antecipar suas compras de Natal e Final de ano na Black Friday deste ano
De acordo com o estudo 56% dos consumidores irão destinar metade ou mais da metade das compras da Black Friday para compras de Natal e final de ano
Para a Black Friday 2023 o consumidor está animado, 85% dos entrevistados pretendem aproveitar alguma oferta, antes da data oficial da Black Friday. O consumidor também admite se planejar para as promoções (92%) e declara que vai pesquisar produtos e preços (97%). 67% podem gastar até R$1.000 na Black Friday. Essa é uma das descobertas do estudo “Black Friday no varejo brasileiro” – 6ª edição, desenvolvido pela SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo) em parceria com a PiniOn, que faz uma radiografia dos principais hábitos de compra, intenção de compra e opiniões em relação a Black Friday.
Devido aos altos preços que o país vem enfrentando por conta da pandemia, a Black Friday é vista como oportunidade de comprar, deixando o consumidor mais otimista e animado. O consumidor irá destinar aproximadamente 71% das compras da Black Friday para compras de Natal e final de ano. A maioria das compras estão destinadas a uso próprio e a preferência é por: vestuário (48%), eletrônicos (44%) e eletrodomésticos (42%).
O estudo mostra que 72% concordam que a Black Friday é uma data para encontrar produtos de coleções anteriores ou que estão fora de linha, porém 63% acreditam que irão encontrar produtos de lançamento. A data está consolidada no país, e aos poucos os consumidores passam a ver vantagens de comprar (91%) na Black Friday, e acreditam (83%) nas promoções da data.
O canal online é a principal fonte de pesquisa de preços, sendo que 97% dos entrevistados irão pesquisar antes de realizar a compra na data, principalmente em sites das próprias lojas (57%), sites de busca (54%), e redes sociais (49%). Assim como a busca por informações é online, o e-Commerce (51%) se sobressai quando comparado com lojas físicas (16%) no processo da compra, sendo que 34% declaram que pretendem comprar em ambos os formatos.
Para Eduardo Terra, Presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), “Teremos uma Black Friday com um pouco mais de otimismo, o consumidor com uma intenção maior de compra, muita pesquisa antes de comprar e um varejo que utiliza de diversas ferramentas digitais para atrair e reter um novo público.”
METODOLOGIA
O estudo entrevistou 703 consumidores em todo o país, e teve como objetivo quantificar aspectos relacionados aos hábitos de compra, intenção de compra e opiniões em relação a Black Friday, visando entender o impacto dessa data para o varejo brasileiro.
Deixe seu comentário:
Veja Mais
-
OLHO NO HORÁRIOProcon de Guarapuava altera horário de atendimento a partir de 27 de Janeiro
Novo horário será das 13h às 17h
23/01/2025 17h00 -
IN LOCOPrefeito Baitala realiza visita técnica à Secretaria de Esporte e reforça apoio ao esporte local
O secretário de esporte e recreação, Prof. Valdir Kukelcik, destacou a importância do encontro
23/01/2025 16h10 -
EMPOSSADOSPosse dos novos conselheiros municipais de Cultura fortalece a cena cultural de Guarapuava
Cerimônia aconteceu na Secretaria de Cultura
23/01/2025 15h25 -
VENCEDORACriança que nasceu com 25 semanas e 585 gramas recebe alta da UTI Neonatal do Hospital São Vicente, de Guarapuava
Nesta sexta-feira (24 de janeiro), Lívia recebe alta da UTI sem oxigênio e mamando no peito
23/01/2025 14h50 -
AUSÊNCIACNM reforça posicionamento sobre ausência de critério para reajuste do piso nacional do magistério
Apenas entre 2022 e 2024, a União publicou reajustes que totalizam 58,71% para a categoria
23/01/2025 14h10 -
MAIS CRITERIOSOParaná adota padrões mais criteriosos para monitoramento da qualidade do ar
Além disso, o documento define critérios para a emissão de poluentes por indústrias
23/01/2025 13h25