A Educação e os professores têm o maior desafio da história do País

16/10/2021 15H26

Nos últimos 19 meses, o País girou em torno da Saúde e da ciência! E valeu a pena, pois estamos vencendo um dos maiores adversários que já tivemos em nossas vidas: a pandemia.

Ao longo desses meses, os profissionais da Saúde foram intensos, e ainda há um longo caminho a trilhar.

Porém, com a luz no fim do túnel de que a pandemia está próxima do controle (não do fim, pois isso ainda vai demorar), um novo setor também está recebendo um dos maiores desafios da nossa história: a Educação e os professores.

Desde o início da pandemia, os profissionais da Educação tiveram que se adaptar a cada momento, a cada nova realidade, a cada período do “abre e fecha”. E isso foi feito com muita dedicação e profissionalismo.

Nas últimas semanas, os profissionais da Educação estão se adaptando ao retorno às aulas presenciais, com as regras de distanciamento, com o uso de máscaras (que dificulta a comunicação) e com a missão de transmitir conhecimento aos estudantes.

Esta mudança drástica no processo de ensino/aprendizagem, com os diferentes graus de conhecimento adquiridos pelos alunos durante esses 19 meses (alguns têm mais facilidade de acesso e domínio da internet, enquanto outros menos), está trazendo à tona o desafio de manter a qualidade educacional, num período pós pandemia, onde esse processo foi completamente bagunçado.

Enquanto a Saúde e a Ciência asseguraram a vida a todos nós, a Educação tem a missão de assegurar o futuro das nossas crianças e jovens.

Tenho certeza que este desafio será vencido, pois os profissionais da Educação são incansáveis, e sua atividade vai muito além de uma profissão: é uma missão de vida.

Parabéns aos professores e a todos os profissionais da Educação, que estão com o futuro do nosso País em suas mãos (ou lousas, ou telas, ou em qualquer meio que lhe seja proporcionado, pois excepcionais na arte do ensinar)!

OPINIÃO

Deixe seu comentário:

Veja Mais