Ação rápida da Defesa Civil de Guarapuava minimiza danos causados por vendaval e chuvas fortes em diversos bairros

Equipes realizaram monitoramento de áreas de risco, com foco em regiões propensas a deslizamentos de terra

22/09/2025 16H07

Foto: Secom

Entre o domingo (21 de setembro) e a segunda-feira (22), Guarapuava foi atingida por um vendaval e chuvas fortes, que causaram danos em vários bairros da cidade. A Defesa Civil foi acionada para lidar com as ocorrências, realizando atendimentos ágeis e eficazes para minimizar os impactos da tempestade.

Com ventos de 63 km/h e um volume de chuva de 92,4mm registrados até às 11h17 desta segunda (22), as equipes da Defesa Civil se mobilizaram para garantir a segurança dos moradores. Ao todo, foram registrados 10 destelhamentos, além de orientações e monitoramentos contínuos. As rajadas de vento danificaram telhados de residências nos bairros Morro Alto, Xarquinho e Jardim Aeroporto. A rápida intervenção das equipes, com a instalação de lonas, foi fundamental para proteger as casas e reduzir os danos causados pela chuva.

Além disso, as equipes realizaram o monitoramento de áreas de risco, com foco em regiões propensas a deslizamentos de terra, como o bairro Alto Cascavel. A Defesa Civil também avaliou a segurança de residências próximas a córregos e rios, áreas frequentemente afetadas por alagamentos.

Apesar da gravidade da tempestade, a Defesa Civil conseguiu evitar o pior. ‘Felizmente, não foi necessário retirar moradores de suas residências, o que nos trouxe grande alívio’, destacou o coordenador da Defesa Civil de Guarapuava, Tiago Bronoski.

No bairro Residencial 2000, a queda de uma árvore na rua dos Tropeiros foi prontamente registrada e encaminhada para a Secretaria de Obras, que iniciou a remoção do tronco que bloqueava a via. A Defesa Civil também alerta a população sobre os riscos de curto-circuitos em áreas afetadas pela tempestade, uma preocupação comum quando a fiação elétrica é danificada.

Para evitar maiores prejuízos e garantir a segurança, Tiago recomenda que, ao perceber o início de chuvas fortes, os moradores levantem móveis e objetos para evitar perdas materiais. Caso a água suba rapidamente, é fundamental que as pessoas deixem a área para evitar riscos à saúde e à segurança. A Defesa Civil orienta também sobre a importância de desligar aparelhos elétricos durante tempestades e evitar o uso de tomadas e fios expostos.

Em situações de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil ou o Corpo de Bombeiros (193), que atuam 24 horas por dia, todos os dias da semana. O telefone para contato da Defesa Civil é (42) 99970-9482.

Deixe seu comentário:

Veja Mais