Acidentes com motoristas embriagados cai 17% em no Paraná

Mesmo com queda, 50% das mortes no trânsito ainda são ocasionadas por motoristas alcoolizados

27/05/2023 11H25

O número de acidentes envolvendo motoristas embriagados caiu 17% no Paraná. Mesmo com a queda acentuada das ocorrências deste tipo, metade das mortes no trânsito ainda estão relacionadas com a mistura proibida entre álcool e direção.

De acordo com o Detran-PR (Departamento de Trânsito do Paraná), de janeiro a maio deste ano, foram registradas mais de 9,5 mil ocorrências de trânsito nas vias urbanas, estradas e rodovias. Os acidentes deixaram 432 mortos e 10,9 mil feridos.

Do total de ocorrências registradas nos primeiros cinco meses do ano, 718 estavam relacionadas com a embriaguez ao volante. De janeiro a maio de 2022, foram 947 condutores alcoolizados identificados pela Polícia Militar.

“São quatro as principais causas de acidentes com morte no trânsito: alta velocidade, consumo de bebidas alcoólicas e outras drogas, o descuido com a própria proteção (falta do cinto de segurança ou cadeirinha para bebês), e a falta de atenção (uso do celular)”, destaca a chefe de comunicação do BPTran (Batalhão de Polícia de Trânsito), tenente Fernanda Andrade.

Nesta semana, a Polícia Militar do Paraná realiza o 1º Seminário Estadual de Trânsito, com representantes das forças de segurança que atuam na segurança viária. Segundo o secretário estadual de Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, o objetivo é apresentar soluções integradas para prevenir e reduzir acidentes.

“Serão estabelecidos protocolos para os atendimentos de ocorrência e quem ganha com isso são todos: o policial, que trabalha com mais segurança, e a sociedade, porque o objetivo principal e diminuir o número de acidentes e preservar a vida”, avalia o chefe da pasta.

Neste ano a campanha Maio Amarelo, que promove ações de educação para o trânsito, completa 10 anos no Brasil com o tema “No Trânsito, escolha a vida”.

Durante todo o mês foram realizadas ações em locais públicos e privados, envolvendo órgãos estaduais e municipais, entidades de classe e do setor produtivo, empresas e estudantes com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre o papel de cada um para um trânsito mais seguro.

Deixe seu comentário:

Veja Mais