Audiência Pública debate inclusão e profissionalização de adolescentes e jovens em Guarapuava

Audiência destacou a importância da inclusão e da qualificação de adolescentes e jovens no mercado de trabalho em Guarapuava

30/09/2025 09H10

Foto: Secom

A Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, participou nessa segunda-feira (29 de setembro) de uma Audiência Pública sobre a inclusão e a profissionalização de adolescentes e jovens, com foco no fortalecimento do Programa de Aprendizagem Profissional. O encontro, realizado no município, reuniu representantes do Poder Judiciário, do Ministério Público, de entidades, empresas e sociedade civil organizada.

A iniciativa teve como objetivo discutir e propor soluções conjuntas para ampliar as oportunidades de inserção qualificada de jovens no mercado de trabalho, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade social, assegurando o direito ao trabalho protegido, conforme prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

A juíza da Vara da Infância e Juventude de Guarapuava, Dra. Carmen Silvania Zolandeck Mondin, destacou a relevância do encontro. “Este evento é muitíssimo importante, pois discute a profissionalização do adolescente e jovem na comarca de Guarapuava. Tivemos a presença do prefeito, vereadores, Ministério Público do Trabalho, Ministério Público Estadual e a sociedade civil organizada. É um espaço de diálogo para que possamos propor soluções e garantir o direito à profissionalização”, afirmou.

O Ministério Público do Trabalho foi representado pela Dra. Aline Riegel Nilson, e o Ministério Público Estadual pelo chefe da Seção de Inspeção do Trabalho do MTE no Paraná, Rui Alberto Ecke Tavares, que reforçaram a importância da aprendizagem profissional como política pública de inclusão.

O prefeito Denilson Baitala estava presente na audiência e ressaltou que oferecer a primeira oportunidade de trabalho aos adolescentes é um ato transformador “Quando oferecemos o primeiro emprego, estamos formando caráter, incentivando a responsabilidade e ajudando a construir um cidadão mais preparado. Além disso, o salário muitas vezes auxilia nas despesas da família, mantém o jovem estudando e dá esperança de futuro. Cada jovem inserido no mercado é um a menos vulnerável à violência e à exclusão social”, destacou o prefeito.

A conselheira do Comdica, Lucineri V. Schuaigert, estava representando entidades socioassistenciais da sociedade civil e reforçou a importância da união em torno da causa. “Nós, enquanto Conselho da Criança e do Adolescente, na Comissão de Políticas Públicas, apoiamos este evento de suma importância para promover a inclusão de adolescentes e jovens, oferecendo-lhes uma experiência profissional que contribui para sua formação. Esta audiência é uma oportunidade para que toda a sociedade de Guarapuava, empresários, entidades executoras do programa e políticas públicas municipais se unam em prol dessa causa nobre, que é dar oportunidade aos nossos jovens”, destacou.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Júlio Pacheco Agner destacou que a audiência representou um momento importante para discutir uma das principais necessidades da sociedade, que é a inserção dos adolescentes aprendizes no mercado de trabalho. Ele ressaltou, ainda, a preocupação da Prefeitura em garantir não apenas a colocação, mas também a qualificação e a preparação desses jovens para que a inserção seja feita de forma adequada.

Na mesma linha, a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Helena Alves, reforçou que a iniciativa busca conscientizar os empresários sobre a importância de aderir ao programa de aprendizagem. Segundo ela, todos saem ganhando: o jovem, que tem a oportunidade de contribuir com a renda familiar e aprender sobre compromisso e responsabilidade desde cedo, e as empresas, que podem preparar futuros profissionais e, muitas vezes, absorver esses adolescentes em seu quadro de funcionários.

A audiência também contou com a presença de secretários municipais, entre eles os de Desenvolvimento Econômico, Comunicação, Cultura e Assistência e Desenvolvimento Social, além de autoridades locais, representantes do Poder Legislativo e da sociedade civil organizada, fortalecendo o diálogo intersetorial em torno da causa da profissionalização dos jovens.

Deixe seu comentário:

Veja Mais