Confiança do empresário do comércio cai em maio no Paraná

Desde o fim do ano passado, o otimismo dos comerciantes paranaenses registra quedas sucessivas

29/05/2023 11H22

A confiança do empresário do comércio no Paraná apresentou queda no mês de maio, de acordo com levantamento da Fecomércio PR (Federação do Comércio do Bens, Serviços e Turismo do Paraná) divulgado nesta segunda feira (29 de maio). O índice apresentou recuo de 3,4% no período no Estado, no comparativo com o mês anterior.

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) marcou 104 pontos nesse mês, conforme a pesquisa. Desde dezembro de 2022 o indicador registra quedas sucessivas.

Na variação anual, a queda é de 14,2%, o que demonstra a crescente redução no otimismo dos comerciantes paranaenses.

Foto: Divulgação/Fecomércio PR

O levantamento é apurado mensalmente pela Fecomércio PR em conjunto com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

No âmbito nacional, a média de confiança ficou em 108,4 pontos. Embora os comerciantes brasileiros estejam mais otimistas do que os paranaenses, a tendência de queda no indicador nacional também se repete desde dezembro.

Entre os fatores avaliados, as Condições Atuais do Empresário do Comércio (ICAEC), onde os empresários avaliam a situação atual da economia, ficou em 77,8 pontos, uma retração equivalente a 7%.

Os índices que avaliam as expectativas e investimentos no setor também apresentaram retração em maio, de 3,3% e 0,5%, respectivamente.

Deixe seu comentário:

Veja Mais