Em exercício de cidadania, vereadores mirins tomam posse na Câmara de Guarapuava

Jovens recém empossados integram o projeto Parlamento Jovem, do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, e após participarem de um pleito eleitoral em que todos os alunos do colégio foram eleitores, detêm agora um mandato legislativo. Tudo de forma simulada

22/09/2022 16H41

Vinte e um alunos do Colégio Estadual Cívico-Militar Manoel Ribas tomaram posse como vereadores mirins na manhã desta quinta feira (22 de setembro), em sessão na Câmara Municipal de Guarapuava, organizada pela própria escola. O Vereador titular professor Saulo dá aulas na escola e presidiu o ato, que contou também com as presenças na mesa de honra da Vereadora professora Bia e do Vereador Cristóvão da Cruz.

Os jovens recém empossados integram o projeto Parlamento Jovem, do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, e após participarem de um pleito eleitoral em que todos os alunos do colégio foram eleitores, detêm agora um mandato legislativo. Tudo de forma simulada.

Os vereadores mirins são do 6° até o 3° ano do Ensino Médio, com idades entre 11 e 17 anos, e o objetivo da atividade é promover o exercício da cidadania, além de despertar o interesse pela participação política e pelo processo democrático. 

Conforme o TRE-PR, durante o período do mandato os alunos serão orientados em caráter formativo, em parceria com o Poder Legislativo Municipal. Entre os aprendizados, serão destacadas as competências de um Vereador, o funcionamento das Comissões e a forma de elaboração de um projeto de lei.

Ao final do mandato eles poderão apresentar em sessão plenária uma proposta de lei elaborada coletivamente, com base na análise de suas realidades e nos critérios regulados pelas normas legislativas.

Para o Presidente da Câmara, Vereador João Napoleão, é motivo de honra sediar a posse do Parlamento Jovem e disponibilizar a estrutura. “É importantíssimo oportunizarmos que os jovens conheçam o processo legislativo, a importância deste trabalho e como ele impacta diretamente na vida de cada um deles. Tenho certeza que o projeto formará cidadãos ainda mais conscientes e preparados para a vida pública, se assim eles quiserem futuramente”, afirmou.

Também prestigiaram o evento pais e familiares dos vereadores mirins, professores do Colégio Estadual Cívico-Militar Manoel Ribas, a Diretora, Neusa Maria Remes Gluckowski, e representante do Núcleo Regional de Educação.

Deixe seu comentário:

Veja Mais