Em Turvo, tropeiros realizaram cavalgada de 4 dias em comemoração à emancipação do município

Cavalgada fez parte das comemorações dos 40 anos do município

18/05/2022 14H15

No último domingo (15 de maio), foi encerrada a tradicional Cavalgada dos Tropeiros em comemoração aos 40 anos de Turvo. A Cavalgada acontece anualmente, mas devido a pandemia da Covid-19, não foi possível realizar o evento nos anos de 2020 e 2021. 

Ao todo foram quatro dias de viagem. Com início na quinta feira (12). Após a realização do Ato Cívico em frente a Prefeitura Municipal de Turvo, o grupo de Tropeiros foi em direção a Comunidade Carriel, onde realizaram o almoço e à noite foram em direção ao Passa Quatro, para o jantar. Na sexta-feira (13), foram à Comunidade Cambucica. Sábado (14), realizaram o jantar na Saudade Santa Anita e domingo (15), chegaram ao CTG para o almoço e despedida.

No primeiro dia da cavalgada participaram 46 cavaleiros, e ao longo do caminho surgiram mais, finalizando 103 tropeiros ao todo. No encerramento foram entregues brindes para os tropeiros e uma lembrancinha para todos que participaram do início ao fim.  

TROPEIRISMO

O tropeirismo foi uma atividade desenvolvida por grupos de homens durante a época colonial do Brasil. Essa atividade foi responsável pela fundação de inúmeras cidades. Além de seu importante papel na economia, o tropeirismo teve importância cultural relevante como veículo de ideias e notícias entre as aldeias e comunidades distantes entre si, numa época em que não existiam estradas no Brasil.

No Paraná, a história do movimento tropeiro é um grande marco, presente em nossa herança cultural, a força do passado tropeiro paranaense está expressa em diversos âmbitos do que fazemos, vestimos, falamos e comemos.   

Mesmo as pessoas que não conhecem muito do movimento em si, certamente em algum momento da vida já tiveram contato com elementos dessa cultura tão rica e presente em nosso estado. Heranças importantes que carregamos em nossa história e que são frutos do movimento tropeiro.

 

Deixe seu comentário:

Veja Mais