EndoMkt. Você precisa nutrir sua comunidade!

* Por Thiago Horst

23/09/2023 14H37

* Por Thiago Horst

Ultimamente eu tenho feito estudos que mostram o quanto Deus pode nos ensinar sobre Mkt, claro esta é união de dois assuntos que me fascinam, e recentemente conversas com alguns empresários e atitudes observadas nas redes sociais me fizeram voltar a um tema que pra mim era de compreensão de todos: o Endomkt, isso mesmo, uma das ferramentas mais antigas utilizada na gestão de pessoas.

O Endomkt não é uma simples comunicação interna, de comunicados, panfletos e recados em murais; Endomkt é o verdadeiro envolvimento com a missão da empresa, da instituição.
Todos peças do mesmo jogo, que tem como proposito manter o grupo firme e em pé.

Mas e a palavra de Deus onde entra no Endomkt?
Vamos lá, por mais herege que isto possa parecer precisamos reconhecer que Jesus tinha uma pequena instituição formada por 12 pessoas (12 apóstolos) cada um com um perfil diferente, mas este é um papo pro futuro sobre Mkt de comunidade.

Esta instituição que Jesus estava a frente tinha uma missão, que Ele nos deixa clara lá em JO 15,12 – “Este é meu mandamento: amai-vos uns aos outros, como eu vos amo”.

Note que a missão aqui não tem relação com ser o melhor ou então amar mais, mas sim traz a essência do seu fundador – como eu os amo.

Visão compreendida é preciso fazer com que o colaborador/comunidade sinta que faz parte disso tudo, o famoso vestir a camisa da empresa.

Em JO 15,15 Jesus deixa claro que os discípulos são parte do propósito, que sem eles será impossível.
Sentir-se membro e peça essencial é um dos fatores de maior importância no Endomkt, e Jesus aqui deixa isto claro.
Mas e como fazer com que este sentimento de pertencimento se torne real?

Meu querido amigo você já deve ter ouvido por aí que a palavra convence mas o testemunho arrasta; e lá vai Jesus nos ensinar mais uma vez.

No mesmo livro de João temos um momento em que Ele, o líder o idealizador da instituição lava os pés dos seus colaboradores/discípulos (JO 13, 4-5), aqui Ele nos deixa claro que o líder é o primeiro a dar o exemplo e assim motivar sua comunidade.

Acredite sentado na sua super mesa falando que pensa no bem de todos não funciona.
Agora todo mundo pensa o seguinte: Tenho outras coisas para fazer, não posso estar no meio dos meus colaboradores o tempo todo.

Correto, você esta correto, mas o exemplo arrasta lembra? E Jesus diz isso em JO 13,15 – “Dei-vos o exemplo para que, como eu o fiz, assim façais também vós”.

Olha lá, Ele nos ensinou a criar uma missão verdadeira, engajar e motivar os colaboradores com verdade, agora chegou a hora do trabalho, chegou o momento de pôr o espirito de equipe em prática e mostrar que somos um time, que só conseguiremos se formos juntos.
E Ele continua nos dando aulas sobre isto também, lá em Mc 6,7 conseguimos entender que o “eu” não consegue andar sozinho.

“ Jesus chamou os doze e começou a enviá-los dois a dois, dando-lhes poder sobre os espíritos impuros”.

Mas como eu disse lá em cima é um papo sobre Mkt de comunidade.

Que Deus nos abençoe e nos motive a viver a verdade.

* Thiago Horst - Fundador da Rush Criativa, especialista em Branding.
Comunicador a mais de 20 anos, apaixonado em conectar marcas a pessoas.

Independente

Deixe seu comentário:

Veja Mais