Evento “Mateando com as Abelhas” reúne comunidade e produtores na Praça da Ucrânia em Guarapuava

Tarde de domingo foi marcada por aprendizado, integração e valorização das abelhas sem ferrão

20/04/2026 06H18

Foto: Secom

A Praça da Ucrânia em Guarapuava foi palco, nesse domingo (19 de abril de 2026), de uma tarde especial de contato com a natureza e troca de conhecimentos. O evento “Mateando com as Abelhas” reuniu produtores locais e a comunidade para apresentar, de forma didática, o universo das abelhas sem ferrão.

Durante a programação, o público pode conhecer diferentes espécies, como a mirim-guaçu, a nigriceps e a mirim-preguiça, considerada uma das menores abelhas do mundo, além de entender a importância desses insetos para o meio ambiente e para a produção sustentável.

O encontro também proporcionou momentos de convivência, com roda de conversa e o tradicional chimarrão, que esteve presente entre os participantes, reforçando o clima de integração e acolhimento ao longo da tarde.

O idealizador do projeto, Valde Foss, destacou a proposta do evento. “A gente está reunido aqui na Praça da Ucrânia com os produtores de abelhas sem ferrão. Estamos com várias espécies sendo apresentadas para a comunidade, nesse evento chamado ‘Mateando com as Abelhas’.”

A visitante Daisy Natalini, veio da Capital do estado, esteve no local acompanhada do marido e se encantou com a experiência.“Nós somos de Curitiba e viemos prestigiar aqui a feira ‘Mateando com as Abelhas’. São abelhas sem ferrão, um evento lindíssimo. Cada um caprichou no artesanato das casinhas de abelhas, cada uma mais linda que a outra.”

A ação destacou a importância da preservação das abelhas sem ferrão e valorizou o trabalho dos produtores locais, promovendo conscientização ambiental de forma leve e acessível.

(Com assessoria)


Veja Mais