Guarapuava comemora 204 anos de história

Cidade se destaca como uma das melhores para se viver no Paraná

09/12/2023 08H50

Neste sábado (9 de dezembro) Guarapuava completa 204 anos de história, uma cidade em pleno desenvolvimento e crescimento. Guarapuava foi fundada em 9 de dezembro de 1819 e completa neste sábado 204 anos de existência. A cidade tem suas raízes no tupi-guarani (guará lobo e puava bravo) e recebeu a designação relacionada aos campos gerais descobertos em 1770, abrangendo uma área de 5.000 km².

A exploração e povoamento de Guarapuava tiveram início no século XVIII, com as Expedições do Tibagi, culminando na Real Expedição de Conquista do Povoamento dos Campos de Guarapuava, liderada por Diogo Pinto de Azevedo Portugal, que chegou à região em 17 de junho de 1810. Nesse contexto, o Fortim Atalaia foi construído para proteger os expedicionários dos frequentes ataques indígenas das tribos Camés, Votorões e Cayeres (ou Dorins).

A cidade foi oficialmente estabelecida com a assinatura do Formal de Instalação da Freguesia de Nossa Senhora de Belém (padroeira da cidade) em 9 de dezembro de 1819. Após tornar-se uma vila em 17 de julho de 1852 e, devido ao progresso do povoado, foi elevada à condição de cidade em 12 de abril de 1871, consolidando-se como um dos municípios promissores do Paraná.

A cidade possui duas ferrovias, operadas pela All e pela Ferroeste, que interligam o Porto de Paranaguá à região oeste. Além da BR 277, o sistema rodoviário é integrado pelo entroncamento da PR 170 e da PR 466, que fazem ligação com o sul do estado, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e também com o norte do Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada em 2022, a cidade tem uma população de 182.093 habitantes, o clima de Guarapuava é classificado como subtropical úmido mesotérmico, caracterizado por verões frescos (com temperatura média inferior a 21 °C) e invernos frios, frequentemente sujeitos a geadas severas. Os habitantes de Guarapuava são conhecidos como guarapuavanos.

Guarapuava tem a maior maltaria do Brasil, sendo a capital estadual da cerveja e do malte, responsável por 30% da produção de cerveja no país, além de ser a cidade mais rica no agronegócio em todo o estado.

TURISMO

A cidade conta com o Jardim Europeu, Lagoa das Lágrimas, Parque do Jordão, Parque do Lago, Parque das Crianças. Além do Santuário Mariano de Schoenstatt e um museu, que registra a colonização da região e do estado.

Em uma área de preservação, localizada a 46 quilômetros da cidade, está o Parque Municipal São Francisco da Esperança, com uma das maiores saltos do Brasil, o Salto São Francisco, com 196 metros de queda d’água livre se encontram no centro de um belíssimo cânion, coberto de vegetação, e frondosos pinheiros araucária. Além do São Francisco, há mais 2 saltos no parque: O Salto dos Cavalheiros (150 m acima) e uma Cachoeira Menor (um filete de água) que fica ao lado da principal e só aparece com o rio cheio.

INOVAÇÃO

O desenvolvimento e o crescimento de Guarapuava são evidentes com a criação do bairro planejado Cidade dos Lagos. Este é o primeiro bairro da América Latina a ser reconhecido nacionalmente como Smart City, uma cidade inteligente, trazendo sustentabilidade, tecnologia e qualidade de vida. O bairro planejado abriga o Centro de Eventos, Hospital Regional, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, IPEC Cilla Teck Park, um coworking de inovação, o shopping da cidade, além de condomínios residenciais.

ACIG em Guarapuava

A Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (ACIG) faz parte de Guarapuava há 68 anos, desempenhando um papel fundamental no desenvolvimento da cidade e contribuindo para o bem-estar de todos os guarapuavanos. É uma imensa satisfação para nós fazer parte de uma cidade que se destaca e proporciona uma excelente qualidade de vida. "Estamos comprometidos em continuar contribuindo para o crescimento e a prosperidade desta comunidade tão especial."

(Com assessoria)

Deixe seu comentário:

Veja Mais