Guarapuava é escolhida como cidade piloto em auditoria do TCE sobre enfrentamento à violência contra a mulher

Trabalho conjunto busca fortalecer rede de proteção e apontar caminhos para melhoria do atendimento às vítimas

24/06/2025 13H23

Foto: Secom

Guarapuava foi escolhida pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) para ser a primeira cidade a participar de um projeto-piloto de auditoria operacional voltado à rede de enfrentamento à violência contra a mulher. A iniciativa tem caráter orientativo e visa aprimorar a atuação dos serviços públicos que integram essa rede, como saúde, assistência social e Secretaria da Mulher.

Nesta terça-feira (24 de junho), a auditora Camila Ribeiro, do TCE, conduziu uma reunião com gestores municipais para conhecer melhor a estrutura e os fluxos de atendimento existentes no município. “Hoje estamos aqui na Prefeitura, para fazer uma auditoria operacional no enfrentamento à violência contra a mulher. Então hoje nós tivemos uma conversa com a gestão municipal, com o prefeito Denilson Baitala, com a secretária da mulher, saúde, assistência e outras secretarias, para conversar um pouco sobre a rede de enfrentamento e pontos de melhorias”, explicou Camila.

SAÚDE COMO PORTA DE ENTRADA

Segundo o Secretário de Saúde, Márcio Brunsfeld, o atendimento às vítimas de violência muitas vezes começa na rede de atenção básica. “A saúde é um dos primeiros pontos de contato. Recebemos essas mulheres, oferecemos atendimento médico e fazemos o encaminhamento para outros serviços especializados, como a assistência social e a secretaria da mulher que tem papel fundamental”, destacou o secretário.

Durante o projeto, o TCE irá realizar entrevistas com equipes multiprofissionais, psicólogos, assistentes sociais e técnicos, que atuam diretamente com mulheres vítimas de violência.

ASSISTÊNCIA SOCIAL

A Secretaria de Assistência Social também tem papel fundamental no processo. O atendimento realizado nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) abrange casos de média e alta complexidade, como as situações de violência doméstica e familiar.

“Guarapuava foi escolhida como a primeira entre seis cidades do Paraná que vão participar dessa auditoria. É uma iniciativa que nos ajuda a refletir e aperfeiçoar os serviços que prestamos. Mais do que uma fiscalização, é uma devolutiva construtiva sobre como podemos avançar”, explicou a secretária da pasta Helena Alves.

INTEGRAÇÃO E AVANÇO

A iniciativa do Tribunal de Contas é uma oportunidade para fortalecer a integração da rede e garantir que cada mulher atendida receba acompanhamento completo, humanizado e eficaz.

Deixe seu comentário:

Veja Mais