Guarapuava e mais 32 cidades do Paraná estão em alerta laranja, com possibilidade de neve entre essa terça (17) e quarta(18)

Alerta vale das 21h de hoje até às 09h de amanhã

17/05/2022 14H50

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja para a cocorrência de neve em parte do Paraná. O alerta vale a partir das 21 horas desta terça (17 de maio) ate as 9 horas desta quarta (18). 

O alerta abrange também regiões de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul: Serrana, Oeste Catarinense, Vale do Itajaí, Sudeste Paranaense, Norte Catarinense, Nordeste Rio-grandense, Metropolitana de Curitiba, Centro-Sul Paranaense, Sul Catarinense, Centro Oriental Paranaense. São 33 cidades do Paraná incluídas no alerta, entre elas a Lapa, na Região Metropolitana da capital.

A primeira neve de 2022 em Santa Catarina foi registrada nesta terça-feira (17), antes do esperado pelos meterologistas. Um dos primeiros registros foi feito no Morro das Antenas, em Urupema, e confirmado pela Epagri/Ciram, órgão que monitora as condições do tempo no Estado (veja as imagens abaixo). Urubici e Bom Jardim da Serra, na Serra catarinense, também registraram o fenômeno no início da manhã.

ONDA DE FRIO

Curitiba registrou nesta terça (17) 4,8 graus, a menor temperatura de 2022. Outras cidades da Região Metropolitana de Curitiba apresentaram mais frio ainda: Pinhais, 3,7 graus, e Lapa, 2,8.  A temperatura mais baixa no Paraná, segundo o Simepar, no entanto, foi em General Carneiro, que registrou 0,5.  De acordo como Simepar, foi o dia mais frio do ano não só em Curitiba, mas em todo o Estado, porém até as 8 horas não havia registro de geada no Paraná. "Geada é observação. Não existe medida. Mas por conta da ação dos ventos, dificilmente houve formação de gelo em áreas mais abrangentes, apenas bem pontuais. Frio mais intenso entre Centro-Sul e Campos Gerais", afirmou o meteorologista Lizando Jacóbsen. 

Veja os municípios do Paraná que estão na lista do Inmet de alerta para neve:

Bituruna 

Campo do Tenente 

Clevelândia 

Coronel Domingos Soares

Cruz Machado

Fernandes Pinheiro 

General Carneiro

Guarapuava

Honório Serpa 

Imbituva 

Inácio Martins

Irati

Lapa 

Mallet 

Mangueirinha 

Palmas

Palmeira 

Paula Freitas 

Paulo Frontin 

Pinhão 

Pinheiro Preto 

Ponta Grossa 

Porto Amazonas 

Porto Vitória 

Prudentópolis 

Rebouças

Reserva do Iguaçu 

Rio Azul 

Rio Negro

São João do Triunfo

São Mateus do Sul 

Teixeira Soares 

União da Vitória

Deixe seu comentário:

Veja Mais