Guarapuava é referência no Paraná em projeto nacional sobre demência

Projeto prevê treinamentos e visitas a famílias, priorizando o apoio a cuidadores e a qualificação da rede de atenção primária em Guarapuava

30/09/2025 12H02

Foto: Secom

A Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Saúde, celebra a participação do município na 2ª edição do Relatório Nacional sobre a Demência no Brasil (ReNaDe), elaborado pelo PROADI-SUS em parceria com o Ministério da Saúde.

A indicação ocorreu por meio da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), instância colegiada estadual que reúne representantes da Secretaria de Estado da Saúde e dos Secretários Municipais de Saúde. Entre os critérios considerados estão a infraestrutura do município para receber projetos de pesquisa, o adensamento da população idosa e fatores sociodemográficos. 

Em Guarapuava, as Unidades Básicas de Saúde do Bonsucesso e do Centro foram selecionadas para o estudo. A participação marca um passo importante para ampliar o conhecimento sobre a realidade regional, fortalecer o diagnóstico precoce e qualificar as políticas públicas voltadas ao cuidado de pessoas com demência e seus familiares. A programação inicial prevê treinamentos e visitas a famílias acompanhadas pelas equipes de saúde.

O médico e pesquisador do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Lucas Martins Teixeira, destacou a relevância da escolha do município. “Estamos em Guarapuava realizando uma das frentes do Projeto ReNaDe-2, que busca oferecer soluções para a assistência às pessoas com demência e seus cuidadores familiares. Mais especificamente, o município foi escolhido para participar do Projeto ESCADA, que significa Estratégias para Cuidadores em Demência. Recebemos o apoio da gestão municipal para desenvolver essa pesquisa e acreditamos que ela pode ser útil tanto agora, no estágio de viabilidade, quanto no futuro, possibilitando a expansão da iniciativa para que mais cuidadores tenham acesso a essa estratégia”, afirmou. 

A diretora de Atenção à Saúde, Evelyse Gullo, reforçou o impacto da iniciativa para a rede municipal “Estivemos na UBS Bonsucesso e também na Unidade de Saúde Centro para dar início ao Projeto ReNaDe, ou Projeto Escada, desenvolvido pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz em parceria com Guarapuava, que foi o único município indicado no Paraná para participar dessa iniciativa. O projeto acompanha pessoas em estado de demência e seus familiares, com o objetivo de aprimorar o cuidado das equipes de Atenção Primária. Ele é fundamental porque fortalece a assistência não apenas ao paciente, mas também ao cuidador, que é a pessoa ou família que está ao lado diariamente oferecendo apoio”, destacou

Deixe seu comentário:

Veja Mais