Guarapuava recebe liberação definitiva para a construção da Casa da Mulher Paranaense

Município irá receber mais de R$ 2 milhões via Fundo Estadual dos Direitos da Mulher e segue para a fase de licitação da obra

03/11/2025 17H00

Imagem ilustrativa

A Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria da Mulher, comemora mais um avanço importante para a implementação da Casa da Mulher Paranaense no município. Todos os documentos solicitados foram entregues e a análise do Governo do Estado confirmou que Guarapuava atendeu a todos os requisitos exigidos, permitindo que o projeto siga agora para a fase de licitação e contratação da empresa responsável pela obra. 

O investimento chegará ao município via Fundo Estadual dos Direitos da Mulher (FEDIM), mais de R$ 2 milhões serão depositados,  garantindo os recursos necessários para dar início à construção da unidade e fortalecendo o compromisso de Guarapuava com a ampliação da rede de proteção e atendimento às mulheres.

Guarapuava foi uma das 30 cidades paranaenses selecionadas para receber a Casa da Mulher Paranaense, projeto que reúne serviços de capacitação, qualificação profissional e apoio à independência econômica das mulheres. O programa foi anunciado pelo governador Ratinho Junior e pela secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, com agradecimento ao deputado estadual Artagão Júnior e ao deputado federal Rodrigo Estacho pelo apoio na conquista.

A Casa da Mulher Paranaense será um espaço destinado à promoção da autonomia econômica e fortalecimento pessoal, oferecendo oficinas, palestras e ações de capacitação profissional. O objetivo é criar um ambiente de confiança e incentivo ao protagonismo feminino, estimulando a independência das mulheres por meio da qualificação e do apoio ao empreendedorismo.

O programa está estruturado em três eixos principais:

- Cuidar das mulheres: acolhimento e atividades de orientação e capacitação.

- Gerar prosperidade: capacitação profissional e apoio ao crédito por meio do Banco da Mulher Paranaense.

- Ampliar a proteção: prevenção à violência e encaminhamento às redes especializadas de atendimento.

Com a chegada da Casa da Mulher Paranaense, Guarapuava fortalece sua rede de políticas públicas voltadas às mulheres, ampliando oportunidades de autonomia, protagonismo e qualificação profissional no município.

Deixe seu comentário:

Veja Mais