Guarapuava sedia Encontro Regional de Conselheiros de Alimentação Escolar

Evento discutiu a participação dos membros na elaboração de documentos que norteiam as ações do Conselho de Alimentação Escolar (CAE)

15/04/2024 17H11

Na manhã desta segunda-feira (15 de abril), a Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio do Departamento de Alimentação Escolar, em parceria com o Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar do Paraná (CECANE-PR), realizou o Encontro de Conselheiros de Alimentação Escolar da região de Guarapuava. O objetivo da iniciativa é realizar o mapeamento de experiências no desenvolvimento de planos e regimentos internos.

“A alimentação escolar é um componente fundamental para garantir a qualidade da nossa educação. Por isso, o trabalho dos Conselheiros de Alimentação Escolar assegura qualidade na alimentação escolar, certificando que nossos alunos recebem refeições nutritivas, balanceadas e adequadas às suas necessidades. Essa rede de agentes contribui para o fortalecimento da discussão e promove alimentação escolar de qualidade em todas as cidades da nossa região”, sublinhou a secretária de Educação, Rejane Corrêa da Luz.

O encontro discutiu a participação dos membros na elaboração de documentos que norteiam as ações do conselho e reuniu cerca de 30 agentes dos municípios de Guarapuava, Candói, Palmital, Mato Rico, Goioxim, Pinhão, Virmond e Campina do Simão no Auditório da SME.

O Conselho de Alimentação Escolar (CAE) é responsável pelo controle do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e acompanha a aquisição de produtos, qualidade de alimentação nas unidades, condições sanitárias de armazenamento, e o preparo, distribuição e consumo das refeições. Os CAE’s são constituídos por sete membros, sendo um representante do poder legislativo, dois professores, dois pais e um representante de outro segmento da sociedade civil.

“Conhecer as realidades específicas de cada Conselheiro de Alimentação Escolar da região é essencial para direcionar ações e políticas públicas de forma mais assertiva e contextualizada. Essa compreensão profunda das necessidades dos CAE´s permite o desenvolvimento de soluções sob medida, com maior impacto positivo. Essa colaboração intersetorial permite abordar as diversas dimensões dos problemas, desde a compra de alimentos até a educação nutricional dos alunos”, ressaltou o engenheiro de alimentos da SME, Fernando Caetano.

Ao final do encontro, com a finalidade de verificar a aplicação dos recursos destinados à alimentação escolar, os participantes realizaram uma visita técnica a Escola Municipal Carmem Teixeira Cordeiro e as instalações do Departamento de Alimentação Escolar do Município.

Deixe seu comentário:

Veja Mais