Jogos Estudantis da Semana da Pátria começam com recorde de inscritos em Guarapuava; confira a programação
Disputas de atletismo e tênis de mesa iniciaram nessa segunda (1º), e vão até quinta (4)
Foto: Secom
Nessa segunda-feira (1º de setembro), iniciaram as disputas nas modalidades de atletismo e tênis de mesa nos 42° Jogos Estudantis da Semana da Pátria (Jesp). A competição é promovida pela Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, e reúne milhares de crianças e adolescentes em disputas esportivas. Nessas modalidade os atletas são divididos em quatro categorias por idade.
O secretário de Esportes, Valdir Kukelcik, destacou a quantidade de atletas que participaram do 42º Jesp, que neste ano bateu recordes de participação. “Estamos com mais de 5 mil crianças inscritas nas diversas modalidades. Entre as modalidades de atletismo que iniciaram hoje, vamos ter a participação de 2.300 alunos. Nas artes marciais, por exemplo, foram mais de 500 inscritos, o que mostra o crescimento e a força da competição”, ressaltou.
Ele ainda lembrou que os números refletem o compromisso da gestão municipal em ampliar o acesso ao esporte. “Esse resultado é fruto do trabalho do prefeito Denilson Baitala, que tem nos orientado a levar o esporte para todos. O Jesp é uma oportunidade única de integração, aprendizado e valorização dos talentos da nossa cidade”, acrescentou.
As disputas de atletismo do 42º Jesp estão sendo realizadas na Pista Municipal de Atletismo, anexa ao Ginásio Joaquim Prestes. As provas iniciaram os atletas do grupo 01, envolvendo provas de corrida, saltos, arremessos e revezamentos. A sequência segue ao longo da semana, com as competições do grupo 00 na terça-feira, 02, do grupo 02 na quarta-feira, 03, e do grupo 03 na quinta-feira, 04.
A estudante Maria Alice Xavier, do Colégio Aliança, se classificou para a final nas provas de 150 e 80 metros e destacou a experiência de participar do Jesp. “A prova dos 150 metros foi um pouco difícil, porque é uma distância longa para correr. Mas estou muito feliz de estar aqui, é uma ótima oportunidade de crescimento no esporte e de aprendizado. Já consegui me classificar para a final dos 80 metros e 150 metros e ainda vou disputar os revezamentos feminino e misto. Minha expectativa é muito boa, tomara que eu consiga vencer”, afirmou.
As partidas de tênis de mesa estão sendo realizadas no Ginásio Joaquim Prestes. As competições começaram nesta segunda-feira (01) com os jogos do grupo 00 e seguem até quinta-feira (04). Na terça-feira (02), será a vez do grupo 03, enquanto o grupo 01 entra em ação na quarta-feira (03). O encerramento da modalidade acontece na quinta-feira (04), com as partidas do grupo 02.
A programação do 42º Jesp contempla ainda diversas modalidades esportivas que serão realizadas ao longo da semana. As competições de natação estão agendadas para os dias 5 e 6 de setembro, na Piscina da ACRE. O taekwondo terá suas disputas nos dias 06 e 07, no Centro de Treinamento da modalidade, e a corrida de orientação ocorrerá no Parque das Araucárias, no dia 06.
Entre os dias 8 e 11 de setembro, o Guarapuava Esporte Clube sediará as partidas de xadrez, além da disputa de dama, programada para o dia 15. O encerramento oficial dos jogos será no dia 16 de setembro, também no Guarapuava Esporte Clube, com a competição de tria.
Confira a programação de todas as modalidades dos 42° Jogos Estudantis da Semana da Pátria, AQUI.
Deixe seu comentário:
Veja Mais
-
CONDENADOTribunal do Júri de Guarapuava condena a 14 anos de prisão homem denunciado pelo MPPR por homicídio triplamente qualificado
Julgamento ocorreu nessa terça (9)
10/09/2025 17h27 -
UTILIDADE PÚBLICADetonação de rochas na PRC-466, entre Guarapuava e Turvo é adiada para sexta (12); rodovia ficará 2 horas bloqueada
Usuários devem evitar aglomerações e não se aproximar do local de detonação, respeitando a sinalização provisória no trecho
10/09/2025 17h00 -
NA FÉ!Comunidade ucraniana de Rio das Pedras celebra festa em honra a São Pedro e São Paulo neste domingo (14)
A programação inicia às 9h, com a saída da cavalgada da Chácara do Ney em direção à igreja da comunidade
10/09/2025 16h10 -
INOVADORAmbulatório de Feridas da Unicentro inicia tratamento inovador com terapia regenerativa
O primeiro atendimento com a nova técnica já trouxe resultados positivos
10/09/2025 15h23 -
CONSCIENTIZAÇÃO Prefeitura de Guarapuava promove ações do Setembro Amarelo com foco na prevenção e cuidado em saúde mental
Movimento reforça a importância de pedir ajuda e fortalece a rede de apoio no município
10/09/2025 14h50 -
OPORTUNIDADESCom 142 vagas, Agência do Trabalhador de Guarapuava promove Mutirão de Contratações da Safra
Serão ofertadas vagas para auxiliar administrativo, auxiliar de classificação de grãos e auxiliar de serviços gerais
10/09/2025 14h10