Mutirão de atendimento visa cuidados essenciais para a saúde da pessoa idosa em Guarapuava

Além dos exames, foram realizadas conversas educativas sobre hábitos de vida saudáveis

29/05/2023 12H07

No último fim de semana, foi realizado um mutirão de atendimento em três Unidades Básicas de Saúde (UBS), voltado para a população idosa hipertensa e diabética, com 60 anos ou mais, na cidade. A iniciativa teve como objetivo oferecer serviços de saúde especializados, visando a prevenção e o controle de doenças crônicas.

Durante o evento, foram disponibilizados exames de medição de pressão arterial, testes de glicemia e consultas médicas, proporcionando aos participantes a oportunidade de monitorar sua saúde e receber orientações adequadas para o manejo dessas condições. Além disso, foram realizadas conversas educativas sobre hábitos de vida saudáveis e a importância da adesão ao tratamento medicamentoso, contribuindo para a conscientização e o autocuidado desses indivíduos.

“Cuidar da saúde da pessoa idosa é de extrema importância, pois representa um compromisso com o bem-estar e qualidade de vida dessa população. À medida que envelhecemos, nosso corpo passa por mudanças físicas e emocionais, tornando-se mais suscetível a doenças e limitações funcionais. Ao oferecer cuidados adequados, como acompanhamento médico regular, alimentação balanceada e apoio emocional, podemos ajudar a prevenir doenças, retardar o processo de envelhecimento e promover um envelhecimento saudável”, salientou o prefeito de Guarapuava, Celso Góes.

A ação foi desenvolvida em parceria com as faculdades do município, onde estudantes da área da saúde, como medicina, fisioterapia, nutrição e enfermagem auxiliaram os profissionais durante o mutirão.

Murilo Bastos, estudante de doutorado e coordenador da capacitação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), destacou os serviços desenvolvidos durante o dia com os cidadãos.

“Estamos aproveitando para atualizar os dados sobre os indicadores relacionados à hipertensão e diabetes e também estamos aproveitando para fazer o rastreio de síndrome da fragilidade do idoso e de comprometimento cognitivo. Junto disso, no programa de Saúde do Idoso da Secretaria de Saúde, nós temos algumas outras informações como o nível de atividade física, queixa de memória pós-covid e o tempo em tela, que é algo bem importante no momento, em relação à pessoa idosa”, destacou o coordenador.

O mutirão foi realizado em três UBS do município visando possibilitar a população idosa facilidade de deslocamento e oportunizando que o atendimento não fosse demorado.

“A ideia é tentar chegar a um número bem grande de idosos. Então, essa é uma parceria que temos alimentado e conversado bastante entre as universidades para que possamos unir esforços em prol da saúde da pessoa idosa e realmente é uma oportunidade bem valorosa de aprendizagem para os estudantes dos cursos de saúde”, concluiu.

Para João Pereira de Albuquerque, de 69 anos, o mutirão foi de extrema importância e, segundo ele, todas as atividades desenvolvidas pelos profissionais o ajudaram a manter a saúde em dia.

“Eu sempre acompanho a minha saúde, minha família também sempre prioriza que eu me cuide. Eu achei ótimo as diversas atividades que o pessoal realizou comigo e é bem importante parar para fazer, não só medir a pressão, mas também ver como está a saúde mental”, expressou o idoso.

Deixe seu comentário:

Veja Mais