Paraná oferece canal de denúncias anônimas contra abuso sexual infantil

No dia nacional de combate a este crime, a secretaria estadual da Segurança Pública reforça a importância da denúncia de forma totalmente anônima e sigilosa. Informações recebidas via site ou telefone são repassadas para as forças policiais de forma privada

18/05/2022 12H54

(Foto: SESP)

A garantia do sigilo é, muitas vezes, fator essencial para que o cidadão denuncie um crime. Em casos de abuso sexual de crianças e adolescentes, em que o abusador muitas vezes é alguém próximo da família ou até mesmo um familiar, o sigilo pode ser determinante. O Paraná possui o Disque Denúncia 181, uma ferramenta efetiva no combate à criminalidade.

Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio, o secretário da Segurança Pública, Wagner Mesquita, reforça a importância de os paranaenses denunciarem o crime e por meio do 181, de forma totalmente anônima e sigilosa.

“O 181 é uma forma de ligação direta entre população e forças policiais, que permite também a integração entre os órgãos de segurança. Com as denúncias recebidas pelo canal é possível dar andamento direto aos crimes, encaminhando para os órgãos competentes, para que eles possam atuar de maneira efetiva nas investigações criminais”, afirmou o secretário.

APRIMORADO

As informações recebidas via site (www.181.pr.gov.br) ou telefone (181), são repassadas para as forças policiais de forma privada. Isso é possível devido às linhas telefônicas digitais criptografadas e um site com proteção aprimorada totalmente seguro, garantindo total sigilo do denunciante e das informações.

“A função do Disque Denúncia 181 é dar voz à população, para que as forças de segurança e demais órgãos de fiscalização do Estado possam atuar de maneira preventiva e repressiva contra diversos delitos, inclusive sobre a violência contra crianças e adolescentes”, explicou o chefe do Centro Integrado de Denúncias 181, major Edivan Sharles Fragoso.

Para fazer uma denúncia, o público informa endereços, nomes de envolvidos e tipos de crimes ocorridos. A partir disso, o Disque Denúncia 181 coleta, processa, registra e difunde informações relacionadas aos casos, com direcionamento aos órgãos responsáveis, de acordo com a natureza do crime.

CANAL

O Disque Denúncia 181 é um programa da Secretaria da Segurança Pública do Paraná, desenvolvido como instrumento de combate à criminalidade. Atende outras 53 naturezas criminosas, que são encaminhadas para diversos órgãos do Estado, resultando na prisão de criminosos e na apreensão de ilícitos (drogas, armas, produtos de contrabando), além de auxiliar na captura de foragidos da justiça e busca de pessoas desaparecidas, dentre outras inúmeras providências, unificando as forças de segurança em um sistema de informação anônimo e sigiloso.

A DATA

Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído pela Lei 9.970/2000, em memória à menina Ariceli Crespo, de 8 anos, que foi raptada, violentada e assassinada em 18 de maio de 1973, em Vitória, no Espírito Santo.

Deixe seu comentário:

Veja Mais