Por vaidade pessoal ou por antecipação das eleições de prefeito, região de Guarapuava pode ficar mais 4 anos sem deputado federal

* Por Rogério Thomas

02/07/2022 14H39

Hoje (02 de julho) estamos a exatos três meses das eleições de 2 de outubro, onde definiremos o presidente, governador, senador, deputados federais e deputados estaduais.

Há 90 dias das eleições, os cenários são sombrios sobre a região de Guarapuava.

Num universo de cerca de 200 mil eleitores (somados Guarapuava e os 21 municípios da região), há um grande risco de a região ficar sem um representante na Câmara dos Deputados

Numa conta simples, a região tem potencial eleitoral de ter 3 deputados federais e até 5 estaduais.

Mas ficamos apenas na conta simples, pois isso não ocorre!

Neste período, muitos pré-candidatos de fora já estão fazendo “carrero” na região, realizando acertos com as “lideranças políticas”, onde se incluem vereadores, candidatos a vereador não eleitos em 2020 e propensos candidatos nas eleições de 2024.

Há situações, onde os mesmos “donos dos votos” fecham acordo com três ou até quatro pré-candidatos, prometendo um “balaio” de votos, que, na grande maioria dos casos, depois não se confirma.

Além desta realidade, há uma mais dura ainda: por vaidade pessoal ou já de olho nas eleições de 2024, que definirá o próximo prefeito de Guarapuava, muitas pessoas lançam o nome, não com o objetivo de eleição, mas sim, de fazer o maior número de votos possível e estar credenciado para a disputa a prefeito.

Quem perde com isso? TODOS!

Um deputado federal local pode fazer a diferença para a região junto ao Governo Federal. Se for uma pessoa articulada e com trânsito nos meios políticos e, principalmente, nos bastidores da política em Brasília, muitos investimentos, projetos e programas podem se tornar realidade na região.

Por isso, fique de olho nos pré-candidatos. Analise os discursos, veja as propostas e escolha, efetivamente, aquele que quer defender a região em Brasília e não apenas usar o seu voto como trampolim político para 2024.

Pré-candidato que garante ter uma “safra” pra investir nesta campanha, para estar preparado para 2024, não merece ser levado a sério!

Rogério Thomas

Formado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) em Comunicação Social - Bacharelado em Jornalismo. Já correu esse mundão de Deus, mas ainda não viu de tudo.

Deixe seu comentário:

Veja Mais