Prefeitura de Guarapuava destaca importância do mês de conscientização e prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao ambiente de trabalho

Campanha tem como intuito orientar os trabalhadores sobre prevenção de acidentes de trabalho e de doenças ocupacionais

13/04/2024 08H19

O mês de abril é marcado pela realização de atividades de conscientização e prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho em todo o País, por meio do Abril Verde.

Por isso, a Prefeitura de Guarapuava, por meio do Departamento de Recursos Humanos e da Divisão de Segurança e Medicina do Trabalho (DSMT), se une a essa Campanha para reforçar o compromisso com a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.

“Através da DSMT, entre outras atividades que promovemos durante o ano todo, busca-se garantir um ambiente de trabalho seguro e saudável, prevenir acidentes e doenças ocupacionais e promover a saúde e bem-estar conforme dispõe a Lei Municipal nº 2391/20215. A segurança e a saúde no trabalho são responsabilidade de todos”, pontuou a diretora do departamento de Recursos Humanos da Prefeitura de Guarapuava, Helisoéllen Maria Pugsley. 

A CAMPANHA

A Campanha surgiu como uma forma de lembrar o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho, que é celebrado no dia 28 de abril. Assim, visa garantir mais segurança, tranquilidade e melhores condições trabalhistas para todos os brasileiros.

De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), anualmente, quase 2 milhões de pessoas morrem a cada ano de causas relacionadas ao trabalho. Além de, mais de 270 milhões de acidentes e mais de 160 milhões de doenças ocupacionais.

E, para mudar esse cenário, durante o Abril Verde, são promovidas  ações para disseminar informações sobre a segurança do trabalho, prevenção de acidentes, leis trabalhistas e outros assuntos relacionados.

Em Guarapuava, o município conta com a LEI Nº 2391/2015, que dispõe sobre o Abril Verde, o qual tem como intuito orientar os trabalhadores sobre prevenção de acidentes de trabalho e de doenças ocupacionais.

 

Deixe seu comentário:

Veja Mais