Prefeitura de Guarapuava empossa novos conselheiros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural
Nova formação do CMDR busca tornar as decisões mais participativas e alinhadas às demandas do campo, com foco no fortalecimento do pequeno produtor rural
Foto: Secom
A Prefeitura de Guarapuava realizou, nessa quinta-feira (18 de dezembro de 2025), o ato de posse dos novos conselheiros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR). A solenidade reuniu autoridades municipais e estaduais, representantes do setor produtivo e lideranças rurais, marcando o início de uma nova composição do conselho, que passa a atuar de forma mais representativa na formulação de políticas públicas voltadas ao meio rural.
No evento, o prefeito Denilson Baitala destacou a importância do CMDR, reforçando o papel estratégico do conselho no fortalecimento do agronegócio local, especialmente da agricultura familiar. “O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural é um espaço essencial de diálogo e construção coletiva. Nós acreditamos que Guarapuava só se desenvolve de forma sustentável quando investe e valoriza o pequeno produtor rural. A composição do conselho respeita a representatividade dos distritos e das entidades, garantindo pluralidade e participação efetiva nas decisões, para que possamos trabalhar juntos pelo fortalecimento do agronegócio no município”, destacou o prefeito.
O Deputado Estadual Artagão Júnior participou da solenidade e destacou a importância da atuação do conselho. “O setor rural tem sido um dos grandes beneficiados pelos investimentos realizados em Guarapuava, e conselhos como o CMDR são fundamentais para organizar demandas e orientar projetos. A posse dos conselheiros fortalece esse trabalho coletivo, garantindo que as políticas públicas cheguem de forma mais eficiente às comunidades do interior e contribuam para o desenvolvimento do município.”
O secretário de Agricultura, Celso Doliveira, enfatizou a importância de um conselho representativo. “Essa nova composição do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural foi definida a partir de uma legislação aprovada em 2025, que tornou o conselho mais diverso e representativo. Hoje, o CMDR reúne diferentes forças da agropecuária de Guarapuava, sempre com foco na agricultura familiar, para que as políticas públicas sejam mais assertivas e atendam, de fato, as necessidades do pequeno produtor rural.”
Representando o Sindicato Rural de Guarapuava, o conselheiro empossado Anton Egles destacou a importância da participação das entidades no CMDR. “O Conselho é formado por diversas entidades representativas da agropecuária de Guarapuava, e estar representado é muito importante. É um espaço fundamental para o município e, principalmente, para os pequenos produtores. A expectativa é trabalhar em conjunto, dialogar, mesmo com opiniões diferentes, sempre buscando o melhor para toda a comunidade rural.”
Ao final da solenidade, também foi realizado o ato de entrega do primeiro Título de Propriedade Rural da gestão do prefeito Denilson Baitala. O documento foi concedido ao produtor Antonio Ballottin, da comunidade de Saltinho, no distrito de Guairacá, que aguardava desde 2014 a regularização de sua área de 1,53 alqueires. A entrega integra o Programa Municipal de Regularização Fundiária Rural, instituído pela Lei nº 3.226/2021, e representa um avanço na garantia de segurança jurídica aos pequenos produtores. Com a regularização, o produtor passa a ter acesso a crédito, licenças e programas públicos, fortalecendo sua atividade produtiva e contribuindo para o desenvolvimento do meio rural em Guarapuava.
Veja Mais
-
NA FÉ!Festival “Ele Vive” reúne fiéis em noite de fé, música e arte no Teatro Municipal de Guarapuava
Evento gratuito integrou a programação de Páscoa e contou com apresentações musicais e ministérios de dança da cidade
02/04/2026 09h37 -
TRAMITANDOIProjeto obriga aplicativos de transporte a oferecer opção de motorista mulher para passageiras
O texto define que a Bandeira Rosa é uma ação afirmativa para proteção e promoção da igualdade
02/04/2026 09h09 -
VIOLÊNCIA CONTRA A MULHERREFÉM DO MEDO: mulher denuncia rotina de terror dentro de casa em Guarapuava
A mulher afirma ser alvo constante de xingamentos, palavras degradantes e comportamentos agressivos
02/04/2026 08h50 -
CLIMAMarço foi mais quente e menos chuvoso do que a média histórica, aponta Simepar
Entre as 47 estações meteorológicas do Simepar com mais de seis anos de operação, apenas oito atingiram o volume de chuva histórico para o mês de março
02/04/2026 08h10 -
OLHO NA LISTADetran-PR divulga lista dos selecionados na segunda chamada da CNH Social
Os candidatos selecionados na segunda chamada têm 7 dias para confirmar a ocupação da vaga e iniciar o processo de habilitação com a biometria e os exames médicos
02/04/2026 07h41 -
OLHO NA ESTRADAPRF inicia Operação Semana Santa com foco na conscientização dos motoristas em rodovias federais
As ações seguem até as 23h59 do próximo domingo (05)
02/04/2026 07h07



