Professores de Guarapuava participam de formação que busca aperfeiçoar o ensino de crianças com deficiência visual

Objetivo é melhorar o processo de ensino/aprendizagem

18/05/2022 16H03

Entre os dias 16, 17 e 18 de maio, foi realizado pelo CAP (Centro de Apoio Pedagógico) Beltrão, em Francisco Beltrão, uma formação para professores que atuam nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) na área de deficiência visual, assim como para equipes pedagógicas que trabalham com alunos que possuem deficiência visual. Essa formação busca aperfeiçoar métodos de ensino específicos para alunos com deficiência visual – baixa visão ou cegueira.

Representando Guarapuava, participaram da formação professores das  Salas de Recursos da Escola Municipal São José, juntamente com a assessora pedagógica, Cristina Guerra Daniel. De acordo com a professora Cristina, esse tipo de formação é indispensável e possibilita que os professores ofereçam um ensino de maior qualidade aos alunos que possuem deficiência visual. “Este tipo de formação permite que nossa equipe se aperfeiçoe no atendimento de alunos que possuem algum tipo de deficiência visual. Nosso propósito é sempre oferecer o melhor ensino para todos os alunos”, conta Cristina.

Durante o curso, foram trabalhados temas como: Patologias; caracterização da baixa visão e cegueira; aplicação do teste de Snellen (que serve para verificar a acuidade visual); como se relacionar com a pessoa cega; sorobã; braille; informática acessível, entre outros.

De acordo com o secretário de educação, Pablo Almeida, essa ação é importante para favorecer  o ensino de qualidade, de forma inclusiva e acessível para todos. “Cada criança merece ser atendida de acordo com suas necessidades, e temos trabalhado de forma contínua para que a inclusão seja efetivada nas nossas Unidades de Ensino. Proporcionamos esse momento para capacitar os professores de forma específica na sua área de atuação, impactando diretamente no aprendizado dos alunos atendidos”, afirma Pablo.

Deixe seu comentário:

Veja Mais