Protegendo vidas e prevenindo doenças, “Dia D” da campanha de multivacinação ocorreu no sábado (27) em Guarapuava

Postos de vacinação estiveram abertos durante todo o dia

29/05/2023 09H08

Organizado pela Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Saúde, visando ampliar a cobertura vacinal e promover a proteção da população, no último sábado (27), ocorreu o “Dia D” da campanha de multivacinação em sete Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no CISGAP.

A ação teve como objetivo imunizar a população contra diversas doenças, incluindo a gripe e a COVID-19. Os postos de vacinação estiveram abertos durante todo o dia.

“Ao nos imunizarmos, estamos protegendo a nós mesmos e também aqueles que são mais vulneráveis, contribuindo para a construção de uma sociedade mais segura e saudável. A vacinação é uma ferramenta poderosa que nos permite enfrentar doenças, prevenir complicações graves e, acima de tudo, salvar vidas”, destacou o prefeito de Guarapuava, Celso Góes.

Equipes de profissionais de saúde estavam presentes para realizar a aplicação das doses e fornecer informações aos cidadãos. A principal meta da campanha era vacinar o maior número possível de pessoas, visando não apenas a proteção individual, mas também a imunidade coletiva, essencial para combater a propagação de doenças infecciosas.

“Durante a campanha é realizada a releitura da carteira de vacinação do cidadão e se precisar a gente faz a administração de doses faltantes. Aproveitamos a oportunidade para aplicar as doses que a pessoa não está em dia, mas também realizamos a intensificação das doses da Covid-19 e da gripe que são o foco da campanha. Com a sazonalidade, aumenta a incidência de doenças respiratórias, então é justamente preconizada a realização de campanha da influenza nesta data”, ressaltou a enfermeira da UBS Xarquinho, Adriana Vaz Alves.

A campanha de vacinação abrangeu todas as idades. Adultos e crianças estiveram presentes na UBS para completar a carteira de vacinação.

O morador do bairro Xarquinho, Edmar Camargo, comentou sobre a importância de se imunizar neste período pós pandemia.

“Muita gente não acredita na vacina, mas foi ela que salvou vidas durante a pandemia. Eu sou hipertenso, por pouco me salvei, por isso é muito importante se vacinar. Sempre estou com a carteirinha em dia. Já tomei todas da Covid, vim tomar a última hoje e aproveitei para me imunizar contra a gripe também. Com o frio chegando não dá para baixar a guarda”, comentou o morador.

“Eu acho muito importante trazer as crianças para vacinar. Eu sempre trago a minha filha, nunca deixo faltar uma vacina. Ela está em dia com a carteirinha de vacinação dela sempre. Se não fica mais doente, é melhor prevenir”, comentou Gislaine Oliveira dos Santos, mãe da pequena Maria Vitória.

Deixe seu comentário:

Veja Mais