Reitor da Unicentro estreita parceria com universidades da América Latina

Agenda internacional foi realizada na Costa Rica e no Panamá

15/04/2024 14H50

O reitor da Unicentro, Fábio Hernandes, e o professor Márcio Fernandes, estiveram em agenda internacional na última semana, passando pela Costa Rica e pelo Panamá. O objetivo central da missão foi estreitar laços com renomadas instituições de ensino superior desses países.

A agenda teve início com uma visita à Universidade da Costa Rica (UCR), uma das maiores instituições públicas do país, com cerca de 40 mil estudantes. O foco da interação foi, principalmente, nas áreas de saúde, informática, ciências agrárias e inovação. “A área de saúde dessa universidade é muito avançada. Acredito que as parcerias, principalmente com o Vale do Genoma, com outras áreas da saúde, são bastante factíveis, assim como da área de informática e da área das ciências agrárias”, destacou o reitor sobre o potencial de colaboração entre as instituições.

Na visita aos laboratórios do setor de Agrárias da UCR, especialmente os vinculados às áreas de agronomia e engenharia de alimentos, o reitor também vislumbrou grandes possibilidades de trabalho conjunto. “Na agronomia há muitas áreas em comum. Aqui também existem mestrados e doutorados em várias áreas ligadas. Com certeza nós vamos conseguir avançar a nossa internacionalização. Temos certeza de que teremos muitas parcerias também na área de inovação”, compartilha o reitor, já programando futuras parcerias e intercâmbios entre as universidades. “O reitor da UCR, Gustavo Gutiérrez Espeleta, está programando uma vinda para a Unicentro, então, com certeza vamos ter muitas parcerias com a Universidade da Costa Rica”, comemora.

PANAMA

Na sequência, a equipe da Unicentro cumpriu agenda no Panamá, consolidando ainda mais a cooperação já existente com a Universidade Tecnológica do Panamá (UTP). “A Universidade Tecnológica do Panamá, há alguns anos, participa do Encontro Anual de Iniciação Científica Internacional e do MBA da Unicentro. Agora, com esta visita, vamos estreitar ainda mais essas parcerias para que a internacionalização da Unicentro seja um dos grandes avanços da nossa segunda gestão”, afirma o reitor.

Foram exploradas possibilidades de colaboração nas áreas de engenharia industrial, ciências e tecnologia, incluindo cursos como Engenharia Florestal, Bioenergia e Engenharia de Alimentos. O mesmo potencial de parceria, destaca o reitor, marcou a conversa com a equipe da Faculdade de Engenharia de Sistemas. “É um grupo bastante forte aqui na universidade e eles querem estreitar os seus laços de parceria, principalmente na área de pesquisa e no intercâmbio entre estudantes de graduação”, pontua.

No encontro com o reitor da Universidade Tecnológica do Panamá, Omar Olmedo Aizpurúa Pino, foi possível reafirmar as intenções de cooperação com a Unicentro. “O reitor nos recebeu muito bem com sua equipe e disse que vai nos visitar em breve para que o nosso convênio tenha ainda mais interações”, compartilha Fábio.

A missão internacional no Panamá incluiu também a Universidade Especializada das Américas (Udelas). Na avaliação do reitor Fábio Hernandes, a visita também rendeu conversas promissoras, com foco nas áreas de saúde, educação e projetos voltados para as comunidades indígenas. “Eles também possuem projetos voltados aos indígenas daqui do Panamá. Foi uma reunião bastante exitosa, conversamos com o reitor Juan Bosco Bernal, que também já foi embaixador do Panamá no Brasil, e, com certeza, conseguiremos avançar com parcerias”, projeta.

AGENDA NAS EMBAIXADAS

O apoio das embaixadas do Brasil tanto na Costa Rica quanto no Panamá fortaleceu o diálogo e abriu portas para futuras parcerias e intercâmbios. Na Costa Rica, os professores Fábio e Márcio foram recebidos pelo embaixador Antonio Alvez Júnior. “O embaixador nos convidou para participarmos de ações no dia do Brasil na Costa Rica, que este ano vai ser no dia 6 de setembro. Ele também colocou a embaixada à disposição para possíveis parcerias com a universidade”, conta o reitor.

No Panamá, a reunião foi com o embaixador Carlos Henrique Moojen de Abreu. A conversa também indicou boas as perspectivas de contribuição entre o país e a Unicentro. “O embaixador comentou sobre algumas dificuldades com a educação superior do Panamá e ele acredita que nós temos muito a contribuir”, destaca o professor Fábio.

Futuro promissor para a internacionalização da Unicentro – Para o reitor Fábio Hernandes, os resultados da missão na Costa Rica e no Panamá são promissores, reforçando o compromisso da Unicentro em se tornar cada vez mais presente e reconhecida internacionalmente. “Acreditamos que teremos muitos frutos dessa missão”, avalia. “Na Universidade da Costa Rica, por exemplo, onde a inovação e o empreendedorismo estão em alta, a também nas áreas de agronomia, saúde e engenharia”, pontua. “Em relação ao Panamá, acreditamos que vamos conseguir estreitar ainda mais os laços com a UTP, avançando na cooperação que já possuímos. Com Universidade de Las Américas, nós não temos ainda um termo de cooperação, mas acreditamos que temos muito em comum. Eles possuem cursos em Terras Indígenas, assim como a Unicentro, e muitos cursos na área de saúde, o que possibilita muita interação entre as universidades”, projeta o professor Fábio.

Para o reitor, a partir da aproximação estabelecida durante os dias de missão, será possível ampliar o diálogo com as universidades latinas, oportunizado às universidades uma parceria concreta em diversas áreas. “Nesta missão, além de estarmos mais próximos, tivemos o acompanhamento das embaixadas, em específico, dos embaixadores. Isso nos deixou muito felizes e acreditamos que a Unicentro estará nesses dois países cada vez mais presente”, avalia.

“O nosso objetivo é que a internacionalização da Unicentro seja um foco primordial no nosso novo mandato. Vamos fazer com que a nossa universidade seja cada vez mais reconhecida nacionalmente e internacionalmente. Queremos que todos os departamentos da nossa universidade tenha ações internacionais. Foi uma semana de muito diálogo, muito conhecimento e troca de experiências”, celebra o reitor.

(Por Maíra Machado)

Deixe seu comentário:

Veja Mais