Saúde inicia a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação em Guarapuava

Objetivo é deixar em dia o calendário vacinal

10/08/2022 17H09

Iniciou na segunda feira (8 de agosto) a Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite e multivacinação que abrange o País inteiro, para a atualização da caderneta de vacinação da criança e do adolescente. As vacinas serão oferecidas para crianças e adolescentes menores de 15 anos. O objetivo da campanha é alcançar a cobertura vacinal contra a poliomielite e pôr em dia o Calendário Vacinal.

“É muito importante que os responsáveis levem as crianças até os locais de vacinação, para que, dessa maneira, possamos garantir que a Poliomielite não retorne mais no País. O último registro de Pólio no Brasil foi em 1990, porém em alguns Países, ainda  há circulação do vírus, e as últimas coberturas vacinais no Brasil ficaram abaixo de 95%. Vacinando, conseguimos fazer com que a população fique livre da doença”, enfatiza a Enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Marlene Terezinha Borecki. 

Em Guarapuava, a população apta a receber as doses é estimada em 12.640 pessoas. A vacina contra Poliomielite oral está sendo aplicada em crianças de 1 a 4 anos 11 meses e 29 dias, sendo que as crianças menores de um ano deverão ser avaliadas e vacinadas se necessário,  conforme a situação do calendário vacinal. Portanto,  crianças de um a quatro anos 11 meses e 29 dias deverão ser vacinadas indiscriminadamente com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), a  “gotinha”, desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico.

Para a multivacinação, crianças e adolescentes de 2 meses a 14 anos, 11 meses e 29 dias, que fazem parte do público-alvo, devem receber uma dose. As vacinas são: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano). Estarão disponíveis para os adolescentes, as vacinas HPV, dT (dupla adulto), Febre amarela, Tríplice viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada).

Durante as semanas do período da campanha, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) realizam a vacinação, exceto a UBS Jordão que está em reforma.  Vale ressaltar que as campanhas de vacinação vão coincidir com a imunização contra a COVID-19 que está em andamento. As vacinas contra o Coronavírus, poderão ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais do Calendário Nacional, na população, a partir de três anos de idade. A mobilização será realizada até o dia 9 de setembro, sendo que em 20 de agosto, será considerado o Dia “D” da campanha. 

Importante ressaltar que a criança ou o adolescente deve ir até a Unidade de Saúde, acompanhado de um responsável, com a carteira de vacinação, CPF e Cartão SUS.

Durante a semana, todas as unidades de saúde estarão realizando a vacinação, das 8h às 17h. Já no sábado, dia 20 de agosto,  as unidades que estarão abertas são:

– Parque das Árvores

– Xarquinho II

– Campo Velho

– Residencial 2000

– Santana

– Tancredo Neves

– Rio das Pedras

– Palmeirinha

– Entre Rios I 

– Entre Rios II durante a manhã, vacinação na comunidade Paiol de Telha

– Cisgap

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Deixe seu comentário:

Veja Mais