Secretaria da Saúde reforça importância da imunização infantil contra meningite
A vacinação permanece como a defesa mais importante contra essa doença que se manifesta rapidamente e pode causar complicações graves

A prevenção contra a meningite começa cedo e faz toda a diferença na vida das crianças. No Paraná, a alta cobertura, com milhares de doses aplicadas, é o resultado do trabalho das equipes de saúde e da adesão das famílias paranaenses. A vacinação permanece como a defesa mais importante contra essa doença que se manifesta rapidamente e pode causar complicações graves.
Em 2025, a cobertura da vacina meningocócica C atingiu 95,63% no Estado, conforme dados preliminares. Em 2026, os números parciais indicam um desempenho ainda mais expressivo – 97,9%, considerando os registros até março. Nos três primeiros meses do ano, foram aplicadas 62.554 doses em crianças menores de 1 ano e 30.872 doses de reforço em crianças de 1 ano.
O Ministério da Saúde estabelece a meta de 95% de cobertura vacinal para as vacinas contra a meningite, assim como para várias outras doenças imunopreveníveis, como sarampo e poliomielite.
Os dados preliminares indicam uma redução nos casos e óbitos por meningite no Paraná em 2026, nas primeiras semanas epidemiológicas (SE 01 a 10), em relação ao mesmo período de 2025. Os registros passaram de 233 para 175 casos, uma queda de 24,8%. Já os óbitos diminuíram de 9 para 5, o que representa uma redução de cerca de 44,4%, reforçando o impacto das estratégias de prevenção e vacinação no Estado.
O secretário de Estado da Saúde, César Neves, destaca que a vacinação é fundamental para proteger a população, especialmente as crianças, contra doenças graves como a meningite. “Nosso papel é garantir que a informação e a vacina cheguem a quem precisa. Quando falamos de meningite, estamos falando de uma doença séria, e a prevenção por meio da vacinação precisa ser prioridade para todos nós”, disse.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) reforça que manter a carteira de vacinação atualizada é essencial para proteger as crianças e evitar a circulação de doenças imunopreveníveis, como a meningite.
A meningite meningocócica é considerada uma das formas mais graves da doença e pode evoluir para sepse (infecção generalizada), com risco de morte e possibilidade de sequelas permanentes. Evoluindo para uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, a doença pode ser causada por vírus, bactérias, fungos ou outros agentes infecciosos.
PROTEÇÃO COMPLETA
O Programa Nacional de Imunização (PNI) disponibiliza gratuitamente, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), vacinas que protegem contra diferentes agentes causadores da meningite. A BCG é aplicada logo após o nascimento. As vacinas meningocócicas, como a meningo C e a ACWY, são aplicadas nos primeiros meses de vida e têm reforços na infância e adolescência.
Outras vacinas importantes são a pentavalente, aplicada aos 2, 4 e 6 meses, e a pneumocócica 10, administrada aos 2 e 4 meses, com reforço no primeiro ano de vida.
Veja Mais
-
DIA DO TRABALHADORPescador com carpa de quase 14 quilos vence tradicional torneio de pesca do Dia do Trabalhador em Guarapuava
Evento reuniu famílias nos lagos da cidade, distribuiu mais de 2,5 toneladas de peixes e premiou os destaques da pescaria no Parque do Lago
01/05/2026 21h15 -
DIA DO TRABALHADOREvento cultural reúne breaking dance e rima no Dia do Trabalhador em Guarapuava
Ação reuniu artistas locais e regionais, destacou o protagonismo do hip hop
01/05/2026 20h17 -
DIA DO TRABALHADORDia do Trabalhador reúne competições esportivas e grande participação popular em Guarapuava
Programação diversificada movimenta diferentes espaços da cidade e integra atletas locais e regionais
01/05/2026 20h01 -
NA CANETA!CRIME, FICÇÃO E FARDA: Sargento da PM de Guarapuava lança novo livro
“Esqueceu o defunto no quarto” é a nova obra de Denis Santos
01/05/2026 17h00 -
DEIXAR EM DIAGuarapuava mobiliza plantão eleitoral com transporte gratuito neste sábado (2) e domingo (3)
A gratuidade no transporte, válida das 9h às 17h, mantém a frota em padrão de dias úteis, atendendo à demanda da população e facilitando o acesso ao Fórum Eleitoral
01/05/2026 16h10 -
PUXE O CASACOSinais de inverno: maio terá frentes frias, geada e temperaturas abaixo de 10°C
Mais ocorrências de geada serão registradas, além da passagem de novas frentes frias, seguidas de massas de ar frio, que devem derrubar as temperaturas
01/05/2026 15h50



