Segunda etapa do projeto Sou Guarapuava promove tour urbano e estimula novo olhar sobre a cidade

Ação reuniu artesãos e artistas plásticos em visita guiada pelo Instituto Histórico de Guarapuava e por pontos turísticos do município

24/10/2025 09H10

Foto: Secom

Nessa quinta-feira (23 de outubro de 2025), artesãos e artistas plásticos participaram da segunda etapa do projeto Sou Guarapuava, que busca valorizar a identidade local por meio da capacitação e da criação de produtos autorais inspirados em pontos turísticos e aspectos culturais da cidade. A atividade, intitulada “Um Novo Olhar”, consistiu em um tour urbano guiado pelo Instituto Histórico de Guarapuava e por pontos turísticos próximos, convidando os participantes a redescobrirem o município sob novas perspectivas.

O ponto de encontro foi na sede do Instituto, localizada na Rua Senador Pinheiro Machado, e a proposta foi instigar os participantes a reconhecer, nas formas, espaços e memórias da paisagem guarapuavana, referências que possam inspirar o desenvolvimento de souvenirs com identidade cultural própria. Após isso, os participantes conheceram outros pontos turísticos da cidade, como o Museu Visconde de Guarapuava, o Marco Zero e a Praça 9 de dezembro.

De acordo com a coordenadora do projeto, Patrícia Siqueira, a segunda etapa teve como objetivo ampliar a percepção dos inscritos sobre os espaços do cotidiano. “Hoje nós fizemos um tour pelo Centro Histórico, guiados pelo Instituto Histórico de Guarapuava, com a proposta de trazer um novo olhar sobre os lugares que a gente passa no dia a dia. A importância é refinar o olhar, enxergar a cidade com um olhar de turista, buscando novas referências e criando produtos diferenciados, que serão os souvenirs de Guarapuava”, destacou.

Entre os participantes, esteve a artista plástica Vanusa Gasparetto, que ressaltou a relevância da experiência para o processo criativo. “Estou com bastante expectativa para esse tour, para conhecer os pontos turísticos e históricos da cidade. É uma oportunidade muito importante, tanto para quem está começando quanto para as pessoas que moram aqui há anos e, muitas vezes, não conhecem os espaços da própria cidade. Quero representar esses lugares nas minhas produções, especialmente nas casinhas em vidro que costumo fazer”, comentou.

A próxima fase do projeto Sou Guarapuava contará com mentorias online, conduzidas pela consultora do Sebrae, Izamara Carniatto, que também ministrou a oficina de design realizada anteriormente. As mentorias darão continuidade ao processo criativo, apoiando os participantes no desenvolvimento de produtos que expressem a essência e a cultura guarapuavana.

Deixe seu comentário:

Veja Mais