Serviços de trânsito em rodovias estaduais estão disponíveis online
Iniciativa que facilita a vida do cidadão é uma parceria entre Celepar e o DER.

A partir de agora, diversos serviços relacionados à questão de infração de trânsito nas rodovias estaduais do Paraná estão disponíveis de forma online, graças a uma parceria entre a Celepar e o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR).
Indicar a pessoa que dirigia no momento da infração; apresentar defesa prévia, recurso ou solicitar advertência por escrito para auto de infração de trânsito do DER; consultar cópias de documentos relacionados a multa de trânsito do DER estão entre os serviços que podem ser feitos de forma online. Eles estão disponibilizados na plataforma Paraná Inteligência Artificial (PIÁ) e também no novo site do DER, ambos desenvolvidos pela Celepar.
Os serviços da Central de Atendimento de Infrações de Trânsito (CAIT) do DER/PR passaram a utilizar também o Sistema de Gestão Digital de Processos de infração de trânsito (Geproc) da Celepar, ferramenta já empregada pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) e órgãos municipais de trânsito.
COMO FUNCIONA
Basta acessar o PIÁ pelo site www.pia.pr.gov.br e buscar os serviços com a palavra DER.
PIÁ - É o primeiro programa de inteligência artificial do Brasil focado na prestação de serviços à população. A plataforma e o aplicativo reúnem mais de 500 serviços do governo estadual em um só lugar e funcionam como canais de diálogo com o cidadão para atender suas demandas e reclamações.
Uma vez cadastrado, a plataforma vai avisar sobre o vencimento das faturas de água e luz, dos pontos na carteira de motorista. Também possibilita cadastrar o animal de estimação, agendar atendimento em órgãos públicos, ver e resgatar os créditos do Nota Paraná, consultar o boletim escolar dos filhos matriculados nas escolas estaduais, entre outros serviços.
(Com AEN)
Deixe seu comentário:
Veja Mais
-
UTILIDADE PÚBLICASanepar alerta que pode faltar água em Guarapuava nesta terça (28): VEJA O LOCAL!
A previsão é de normalização no abastecimento no período da noite, de forma gradativa
26/10/2025 17h00 -
EM ALTAInventário digital cresce 51% em Cartórios no Paraná e retira mais de 136 mil de processos da Justiça
Agilidade do procedimento online auxilia famílias na divisão de bens herdados às vésperas da discussão sobre aumento de impostos na Reforma Tributária
26/10/2025 16h10 -
ESCLARECIMENTOAnvisa esclarece: plásticos não estão autorizados como componentes de alimentos
Ingredientes para decorar e colorir devem seguir regras de alimentos e de aditivos autorizados
26/10/2025 15h23 -
DESTAQUERepresentante de Guarapuava assume cargo de liderança no Polo UAB do Paraná
Scheyla Tatiana Franke Ueno representa Guarapuava e o Paraná no fortalecimento da rede UAB
26/10/2025 14h50 -
EM ALTAParaná cresce três vezes acima da média nacional em agosto, aponta Banco Central
Essa taxa, ajustada sazonalmente, é a maior entre os 13 estados pesquisados pelo Banco Central no Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR)
26/10/2025 14h10 -
OLHO NA DATAInscrições para PSS de professores da Unicentro encerram nesta terça (28): SALÁRIOS CHEGAM A R$ 10,6 mil!
Veja na matéria como se inscrever
26/10/2025 13h23



