SUS fará cirurgia de câncer de próstata por robô
Tratamento deverá ser oferecido em até 180 dias
O Ministério da Saúde, por meio de portaria da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Complexo Econômico Industrial da Saúde (Sectics), incorporou no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) a prostatectomia radical assistida por robô para o tratamento de pacientes com câncer de próstata clinicamente avançado.
A prostatectomia radical é uma cirurgia para remover a próstata e as vesículas seminais, sendo um tratamento curativo para o câncer de próstata, principalmente em estágios iniciais. Nesse procedimento, a próstata é removida completamente, juntamente com os tecidos ao seu redor, como as vesículas seminais e, em alguns casos, os linfonodos pélvicos, para eliminar o tumor e reduzir o risco de recorrência.
De acordo com a portaria, as áreas técnicas terão o prazo máximo de 180 dias para efetivar a oferta no SUS. Deverá constar também o relatório de recomendação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) sobre essa tecnologia.
A Conitec aprovou, em parecer final, a incorporação da prostatectomia radical robótica para pacientes com câncer de próstata clinicamente localizado ou localmente avançado.
"Reconhecemos que há um esforço por parte da equipe técnica em promover equidade no tratamento e assegurar que mais pacientes possam se beneficiar dos melhores cuidados disponíveis”, disse o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO), Rodrigo Nascimento Pinheiro.
Pinheiro explicou que “os próximos passos para que a cirurgia robótica esteja amplamente disponível nos hospitais conveniados ao SUS incluem a definição de protocolos, de centros de referência e treinamento das equipes com foco na garantia de segurança e qualidade dos procedimentos. Segundo ele, a técnica robótica tem mostrado sua eficácia na formação de novos profissionais, reduzindo a curva de aprendizado ao permitir treinamentos em ambientes controlados e supervisionados.
Deixe seu comentário:
Veja Mais
-
PREVENÇÃOProteção: campanha de multivacinação no Paraná começa nesta segunda (6)
O Dia D de mobilização será em 18 de outubro (sábado), em todos os municípios do Paraná
05/10/2025 15h23 -
NO AQUECIMENTOESTÁ CHEGANDO! Corrida de rua marca 25 anos da Campo Real no dia 12 de outubro em Guarapuava: VEJA COMO SE INSCREVER!
Inscrições encerram em 8 de outubro
05/10/2025 14h50 -
VIOLÊNCIAIdosa de 84 anos é enganada e tem celular furtado em Guarapuava
A mulher contou que foi abordada por uma suspeita que pediu seu celular “emprestado” para fazer uma ligação
05/10/2025 14h10 -
CONSCIENTIZAÇÃO Prefeitura mobiliza equipes e leva serviços gratuitos na abertura do Outubro Rosa
Evento marcou o início das atividades do Outubro Rosa em Guarapuava, com foco na prevenção e no bem-estar feminino
05/10/2025 13h23 -
NA SORTECinco apostas em Guarapuava faturam na Mega-Sena; prêmio principal acumula em R$ 20 milhões!
Confira municípios da região onde também teve sortudos
05/10/2025 12h50 -
NA FÉ!Paróquia Bom Jesus, em Guarapuava, inicia visitas missionárias
Organizada em 11 setores paroquiais, cada um com o nome de um padroeiro, a comunidade colocou os “pés a caminho”
05/10/2025 12h10