Vigilância Ambiental realiza bloqueio químico contra mosquito Aedes aegypti em bairros de Guarapuava
Trabalho de pulverização será realizado a partir desta quinta (03)
A partir desta quinta feira (3 de agosto), os agentes de endemias da Vigilância Ambiental de Guarapuava iniciam as ações de bloqueio químico contra o mosquito Aedes aegypti em bairros da cidade. O objetivo é impedir a proliferação do mosquito, principalmente em bairros com altos registros de focos.
“Estamos seguindo uma norma do Ministério da Saúde. A população não precisa se assustar. Esse trabalho preventivo vai ajudar a combater o mosquito e diminuir os riscos de termos um surto de doenças, como dengue, zika e chikungunya”, sublinhou a chefe de Divisão da Vigilância Ambiental de Guarapuava, Sabina Curi.
O bloqueio químico consiste na aplicação localizada de inseticida com bomba-costal motorizada para eliminar o mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Conforme a Vigilância Ambiental, o trabalho deve diminuir de forma significativa os riscos de contaminação, além de garantir a saúde e o bem-estar da população.
Segundo o último Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), o índice de infestação na cidade ainda é baixo. A preocupação se deve aos casos importados e à presença do vetor que, com altas temperaturas das próximas estações, se multiplica rapidamente. Até julho foram encontrados 167 focos do vetor.
O trabalho de bloqueio químico deve iniciar por borracharias, cemitérios e desmanches, em bairros com casos suspeitos notificados.
Com a utilização de pulverizadores Ultrabaixo Volume (UBV), os agentes realizam um bloqueio, atingindo o mosquito já em sua fase adulta. O trabalho de pulverização de inseticida com o auxílio da bomba costal é realizado pela equipe de controle químico nos locais com maior circulação de vírus, após análise de notificações de casos.
Deixe seu comentário:
Veja Mais
-
EM OBRASEPR Iguaçu conclui melhorias emergenciais na Serra da Esperança, entre Guarapuava e Prudentópolis
Trabalhos deixaram as características do trecho mais visíveis, especialmente em condições de pouca luz ou neblina
25/09/2025 15h23 -
CONHECIMENTOCooperativismo e inovação: a visão de Edio Sander para a pecuária
O presidente da CooperAliança destaca a importância da tecnologia, da produtividade e do trabalho coletivo para o setor
25/09/2025 14h50 -
EXEMPLOGuarapuava encerra projeto “Futuro em Pequenas Mãos” com mostra de trabalhos da rede municipal
Iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, envolveu toda a rede municipal para despertar consciência ambiental
25/09/2025 14h10 -
OLHO NO FUTUROOpen Day da UTFPR será em conjunto com Paraná Faz Ciência dias 1º e 02 de outubro em Guarapuava
Evento na UTFPR abre as portas de laboratórios, salas de aula, pesquisas e ações de extensão durante a manhã, tarde e noite para a comunidade
25/09/2025 13h23 -
CONQUISTA Guarapuava é reconhecida nacionalmente com dois selos Connected Smart Cities 2025 por avanços em inovação e desenvolvimento sustentável
Reconhecimento destaca os avanços da gestão municipal em inovação, sustentabilidade e qualidade de vida para a população guarapuavana
25/09/2025 12h50 -
FÉ!Paróquia de Turvo celebra Festa em Louvor à Nossa Senhora Aparecida
A programação terá início com a novena preparatória, realizada de 3 a 11 de outubro
25/09/2025 12h06