Você sabe com quem está falando?

* Por Marcos Sidnei Skorupski

27/01/2023 13H53

* Por Marcos Sidnei Skorupski

Não, o título não foi uma pergunta afrontosa. Eu sei que pode ter dado a impressão de que foi um daqueles questionamentos carregados de arrogância, quando alguém quer intimidar o outro. E enquanto escrevia este início, me veio em mente uma breve história: estava em uma formação online, com vários colegas, isso já tem alguns anos. Em um determinado momento, houve uma discussão entre alguns participantes e a liderança, e num ato de explosão, uma das participantes disse, em alto e bom tom – e agressivo também: “eu tenho doutorado na Espanha”. Totalmente fora de contexto, o intuito dela era fazer com que suas ideias fossem ouvidas, apresentando uma justificativa para isso. O que ela disse sim, teria a ver com uma interpretação mais arrogante do título dessa publicação. Funciona? Claro que não. Ter a melhor formação nem sempre é útil quando valores importantes, como por exemplo, a postura durante a comunicação, são deixados de lado.

Mas estou fugindo do assunto que gostaria de falar com você, leitor. Perdão, as ideias são muitas, pelo menos você já sabe sobre o que não se trata esse texto! Enfim, você sabe com quem está falando? Como escritor aqui, eu me questiono: quem lerá isso? Será útil para alguém? E quando menos espero, recebo mensagens com histórias e vivências brilhantes, que compartilham visões parecidas e diferentes das minhas, mas que me encantam sempre. No dia em que o assunto teve um viés político, a repercussão foi grande, vi de tudo. No texto despretensioso - que foi mais parecido com um desabafo - falando sobre a desistência no concurso público, recebi mensagens de pessoas que também sentem dúvidas sobre várias coisas. Conhecer um pouco mais sobre as histórias das pessoas é magnífico.

E podemos levar a ideia mais longe: você sabe com quem está falando no seu cotidiano? A sua família? As pessoas com quem cruza na rua? Os desconhecidos no ônibus? O motorista de aplicativo? Os colegas de trabalho? Os clientes? Por acaso, você sabe?

Não me refiro apenas a saber o nome e algumas coisas superficiais sobre todas essas pessoas. Me refiro ao fato de que cada pessoa tem um universo dentro de si, que quase sempre nos é desconhecido. Ela tem medos, alegrias, prazeres, inclusive traumas, muitas vezes. Com o passar das horas, nossos passos se tornam mais rápidos e fica mais difícil ainda prestar atenção nisso: quem são as pessoas que compartilham conosco essa jornada incrível chamada vida?

Como professor, tenho sempre isso em mente. Quem são os meus alunos? O que buscam? Como posso ajuda-los a melhorar? Eles também têm expectativas. Sobre o que vão estudar? Talvez. Mas as expectativas maiores são sobre si mesmos, o quão irão se desenvolver.

Você sabe com quem está falando? Eu descobri ontem que uma locutora de rádio, extremamente simpática, acompanha o que escrevo. Ela me convidou para ir ao seu programa para abordar os assuntos que trago aqui, nas publicações. Veja só! De alguma forma, eu estava falando com ela, sem mesmo saber disso. E quando comparecer ao seu programa – aceitei o convite, é claro -, com quem estarei falando? Quem estará me ouvindo? Ainda não sei. O futuro é um mistério. Espero poder compartilhar mais ideias e conhecer ainda mais histórias. E você? Sabe com quem está falando?

27 de Janeiro de 2023.

EDUCAÇÃO

Deixe seu comentário:

Veja Mais