Com participação da Agrária, Desafio da Cevada impulsiona o cultivo nos Campos Gerais
Iniciativa reforça o protagonismo do Paraná na produção de cevada, promovendo intercâmbio técnico e soluções para os desafios do campo
A IHARA, referência em pesquisa e desenvolvimento de defensivos agrícolas, realiza, em parceria com as seis cooperativas envolvidas no projeto da Maltaria Campos Gerais — Agrária, Bom Jesus Capal, Castrolanda, Coopagricola e Frísia—, a quinta edição do Desafio da Cevada, considerado o maior evento do Brasil voltado exclusivamente à cultura da cevada cervejeira.
O encontro será realizado nos dias 27 e 28 de agosto, na cidade de Lapa (PR), tendo como anfitriã a Cooperativa Bom Jesus. A expectativa é reunir mais de 300 participantes cooperados. A programação inclui uma competição de regularidade aliada a conteúdos técnicos voltados ao desenvolvimento sustentável e ao aumento da produtividade nas lavouras.
A abertura, no dia 27, contará com uma palestra sobre mercado, ministrada pelo renomado professor e pesquisador Marcos Fava Neves. Já no dia 28, ocorre a competição técnica de regularidade, com circuito em propriedades parceiras. Durante o trajeto, serão abordados temas essenciais para a produção de cevada, com a participação de agrônomos da IHARA e produtores experientes que atuam diretamente no avanço da cultura na região.
A iniciativa busca estimular o intercâmbio técnico entre os principais elos da cadeia produtiva, debater os desafios da safra e apresentar soluções de alta performance para o manejo da cevada cervejeira, promovendo inovação, produtividade e sustentabilidade.
PARANÁ LIDERA CULTIVO DE CEVADA NO BRASIL
Segundo o engenheiro agrônomo e gerente Comercial Distrital da IHARA, Alesandro Pagnoncelli, a empresa é pioneira no fomento desse projeto da cevada no Paraná, e o evento representa uma oportunidade estratégica para reforçar o papel da IHARA como elo entre os agricultores e as tecnologias mais avançadas em proteção de cultivos. “Com uma área estimada em 90 mil hectares e produtividade média de 4.600 kg/ha, o Paraná é uma das regiões mais relevantes na produção nacional de malte, representando cerca de 35% do total. Em 2024, por exemplo, mais de 120 cooperados e agricultores da Agrária estiveram diretamente envolvidos no avanço do cultivo, o que torna a cevada uma alternativa rentável e estratégica para a região”, destaca Pagnoncelli.
INOVAÇÃO TECNOLÓGICA IMULSIONA PRODUTIVIDADE NAS LAVOURAS
Em um cenário crescente de resistência de plantas daninhas, pragas e doenças, o Desafio da Cevada reforça o compromisso da IHARA em oferecer tecnologias eficazes, sustentáveis e alinhadas às necessidades do campo.
Entre os destaques do evento está o YAMATO SC, herbicida reconhecido pela sua eficiência no controle do azevém; o FUSÃO EC, fungicida preventivo de rápida absorção, que oferece alta performance no controle de doenças como manchas e oídio, promovendo lavouras mais vigorosas e produtivas; e, no manejo de pragas, a principal recomendação é o TERMINUS, que proporciona amplo espectro de controle do pulgão e lagarta, com excelente custo-benefício.
“O uso dessas tecnologias permite aos produtores simplificar o manejo, reduzir o número de aplicações e alcançar maior eficiência no controle fitossanitário. Isso impacta diretamente a rentabilidade da lavoura”, explica o engenheiro agrônomo e administrador técnico de vendas da IHARA, Rodolfo Caetano Gomes.
Para o também engenheiro agrônomo e administrador técnico de vendas da IHARA, João Marcos Fillwock, a adoção de tecnologias modernas fortalece toda a cadeia da cevada cervejeira frente aos desafios do campo. “Essas ferramentas ajudam os agricultores a elevar a produtividade, contribuindo para manter a competitividade do agronegócio brasileiro”, destaca.
Deixe seu comentário:
Veja Mais
-
CONDENADOTribunal do Júri de Guarapuava condena a 14 anos de prisão homem denunciado pelo MPPR por homicídio triplamente qualificado
Julgamento ocorreu nessa terça (9)
10/09/2025 17h27 -
UTILIDADE PÚBLICADetonação de rochas na PRC-466, entre Guarapuava e Turvo é adiada para sexta (12); rodovia ficará 2 horas bloqueada
Usuários devem evitar aglomerações e não se aproximar do local de detonação, respeitando a sinalização provisória no trecho
10/09/2025 17h00 -
NA FÉ!Comunidade ucraniana de Rio das Pedras celebra festa em honra a São Pedro e São Paulo neste domingo (14)
A programação inicia às 9h, com a saída da cavalgada da Chácara do Ney em direção à igreja da comunidade
10/09/2025 16h10 -
INOVADORAmbulatório de Feridas da Unicentro inicia tratamento inovador com terapia regenerativa
O primeiro atendimento com a nova técnica já trouxe resultados positivos
10/09/2025 15h23 -
CONSCIENTIZAÇÃO Prefeitura de Guarapuava promove ações do Setembro Amarelo com foco na prevenção e cuidado em saúde mental
Movimento reforça a importância de pedir ajuda e fortalece a rede de apoio no município
10/09/2025 14h50 -
OPORTUNIDADESCom 142 vagas, Agência do Trabalhador de Guarapuava promove Mutirão de Contratações da Safra
Serão ofertadas vagas para auxiliar administrativo, auxiliar de classificação de grãos e auxiliar de serviços gerais
10/09/2025 14h10