Corpo de Bombeiros inicia formação da maior turma de soldados da história
Com a posse, agora os alunos iniciam o período de formação nos polos regionais em que se inscreveram

O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) realizou nessa sexta-feira (15 de maio de 2026), no Auditório do Canal da Música, em Curitiba, a Solenidade de Recepção e Posse dos 698 novos bombeiros que iniciam o Curso de Formação de Praças (CFP) 2026. O grupo representa a maior turma de soldados que já ingressou na corporação em toda a história da instituição. Os outros 153 candidatos, dos 851 aprovados, não cumpriram com os requisitos de ingresso previstos em edital.
A cerimônia reuniu os novos soldados bombeiros vindos de diferentes regiões do Paraná, além de familiares, autoridades civis e militares. Com a posse, agora os alunos iniciam o período de formação nos polos regionais em que se inscreveram. Curitiba receberá o maior contingente, com 259 novos soldados. Na sequência aparecem os polos de Londrina, com 138; Cascavel, com 130 integrantes; Maringá, com 98; e Ponta Grossa, com 73 novos alunos-soldados.
O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, coronel Antonio Geraldo Hiller Lino, destacou o significado histórico da formação da nova turma e deu as boas-vindas aos novos integrantes da corporação.
“Hoje é um dia histórico para o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná. Recebemos a maior turma de soldados já incorporada à nossa instituição e a primeira cuja condição de ingresso era possuir o nível superior. São homens e mulheres que passam a assumir o compromisso de proteger a vida da população paranaense. Desejamos boas-vindas a todos e temos a certeza de que iniciarão uma trajetória marcada pela dedicação, disciplina e espírito de serviço”, afirmou o comandante.
Entre os novos integrantes da corporação, a solenidade também foi marcada pela expectativa para o início da formação e da carreira militar. A nova bombeira Eduarda Viotto, que se inscreveu para o polo de Cascavel e iniciará sua formação em Foz do Iguaçu, já havia tentado o concurso em 2020 e conta com orgulhoso a conquista. “É muito gratificante poder fazer parte desta corporação e tenho certeza que será um ano de muitos ensinamentos importantes para atender da melhor maneira a população paranaense”, afirmou.
Já o novo soldado Diego Henrique Caversan, carioca que há 16 anos mora em Curitiba, está animado com a nova carreira. “O bombeiro é uma das profissões mais admiradas pela sociedade e eu também sempre admirei o trabalho deles. Acredito que desenvolverei habilidades valiosas não só para a atuação como bombeiro, mas para a vida”, comentou.
Com o início do Curso de Formação de Praças, o CBMPR amplia o efetivo operacional em diferentes regiões do Paraná, fortalecendo a capacidade de resposta da corporação e o atendimento à população em todo o Estado.
CLASSIFICAÇÃO
O concurso público contou com 6.864 inscritos e teve duração aproximada de 12 meses, passando por etapas como prova objetiva, prova discursiva, exame de capacidade física, avaliação psicológica, exames de saúde e investigação social. Inicialmente, o certame previa 600 vagas, mas o quantitativo foi ampliado, resultando em 851 candidatos aprovados. Do total de novos soldados, 510 são homens e 188 mulheres. A média de idade dos aprovados é de 26 anos.
Veja Mais
-
CONSCIENTIZAÇÃOPET-Saúde Guarapuava mobiliza ações para o Dia Mundial da Doação de Leite Humano, nesta terça (19)
Campanha reforça o aleitamento como direito fundamental e base para o desenvolvimento infantil
18/05/2026 17h00 -
ALERTAQueda das temperaturas: Saúde orienta como diferenciar doenças respiratórias
A primeira e mais importante dica de proteção é a vacinação contra a gripe, que evita ou mitiga efeito de várias doenças respiratórias
18/05/2026 16h10 -
QUALIDADE!Surg reforça manutenção de flores e cercas vivas com aplicação de adubo líquido em Guarapuava
Aplicação é realizada em períodos estratégicos para potencializar o desenvolvimento e a resistência das plantas
18/05/2026 15h23 -
QUADRILHACriminosos que deram golpes em idosos e causaram prejuízos em Guarapuava são presos em megaoperação da Polícia Civil
Quadrilha do “falso mecânico” agia em cidades do Paraná e movimentava esquema milionário; operação cumpriu 100% dos mandados em São Paulo
18/05/2026 14h50 -
NO TEXTOConcurso de Redação Agrinho 2026 mobiliza alunos da rede estadual a partir desta semana
O período de produção e submissão das redações segue até o dia 30 de junho
18/05/2026 14h10 -
NO BOLSOCaixa começa a pagar hoje (segunda 18) Bolsa Família de maio
Pagamento em localidades de nove estados será unificado
18/05/2026 13h23



