Guarapuava celebra o 7 de Setembro com desfile em homenagem à Independência do Brasil

Evento reuniu forças de segurança, escolas, fanfarras e entidades em uma manhã de emoção

08/09/2025 07H05

Foto: Secom

Na manhã desse domingo (7 de setembro), Guarapuava celebrou o Dia da Independência do Brasil com o tradicional desfile cívico, que reuniu autoridades, forças de segurança, escolas municipais e estaduais, fanfarras e diversas entidades e organizações da sociedade civil. O evento começou às 9h e seguiu até o meio-dia, trazendo para as ruas o espírito de patriotismo. A homenagem relembrou o dia 7 de setembro de 1822, às margens do riacho Ipiranga, quando Dom Pedro I proclamou a independência do Brasil com o histórico brado:“Independência ou Morte”.

No palco das autoridades, a cerimônia contou com a presença do prefeito Denilson Baitala, acompanhado da vice-prefeita Rosângela Virmond e de todos os secretários municipais representando suas respectivas pastas. Também prestigiaram o evento o deputado federal Rodrigo Estacho; o tenente-coronel Jakson Aquiles Busnello, comandante do 16° Batalhão de Polícia Militar; o tenente-coronel Júlio César Lacerda Martins, comandante do 26° Grupo de Artilharia de Campanha; o delegado-chefe do 14° Subdivisão Policial, Dr. Alyson Henrique; o delegado da Polícia Federal, Sérgio Maciel; a capitã Karen Pedrosa, representando o 12° Batalhão de Bombeiros; a delegada da Delegacia da Mulher, Ana Caroline Hass; o diretor da PIG, Renato Silvestre; o capitão Leandro Warde, da 4ª Companhia da Polícia Militar Ambiental; o diretor regional do Depen, Marlon Picioni; o coronel Hugo Araújo, comandante da Polícia Militar Rodoviária; e o comandante Israel Alencar, representando a Polícia Rodoviária Federal. Representando o poder legislativo municipal, estiveram presentes o presidente da Câmara, Pedro Moraes, além dos vereadores Buiu Martins , Beatriz Neves, Luiz Henrique Silvestri, Sérgio Kiçula, Nego Silvio, Rita Felchak, João Paulo Piasecki e Cristóvão da Cruz.

O prefeito Baitala destacou a importância do momento. “Hoje, celebramos o amor à pátria pela nação que é a nossa mãe. Neste 7 de setembro celebramos a independência e a esperança de que nosso país seja mais justo e mais próspero para todos.”

O desfile foi organizado pela Secretaria de Cultura, que preparou uma programação especial para tornar a celebração ainda mais emocionante. A Banda Jovem de Guarapuava conduziu parte das apresentações, junto com as fanfarras escolares, valorizando o talento local. O evento homenageou as escolas, instituições e organizações que desfilaram, reforçando o espírito de pertencimento e orgulho cívico.

A secretária de Cultura, Rossana Campello Manfredini, ressaltou a emoção vivida no desfile. “Hoje meu coração verde e amarelo acordou na expectativa que o tempo ficasse firme e que toda a engrenagem do desfile se movimentasse em uma só cadência. De fato e de verdade, só temos que agradecer a Deus e a todos que, de forma direta ou indireta, contribuíram para que esta manifestação de civismo acontecesse. Ao ouvir o som das bandas e fanfarras e ver a marcação dos pés no asfalto, foi simplesmente arrepiante. ”

Entre a plateia, a guarapuavana Maria Flor, que assistiu ao desfile ao lado da família, contou sobre sua emoção. “É sempre muito bonito ver nossa cidade unida em um momento como esse. O desfile me trouxe lembranças da infância, quando eu também marchava pela escola. Hoje, vejo minhas filhas assistindo e sinto orgulho de passar esse amor pela pátria para as próximas gerações.”

O evento foi marcado por civismo, alegria e a participação da comunidade, reforçando a tradição de Guarapuava em valorizar a história e celebrar a pátria com respeito. 

Deixe seu comentário:

Veja Mais